Maresme: cultura, diversão e praia perto de Barcelona

Publicado em Arredores

Para comemorar o sexto aniversário da Barcelona Travel Bloggers, associação da qual o Viva Barcelona faz parte, foram realizados diversos eventos e atividades na região do Maresme, pertinho de Barcelona (cerca de 40 minutos de trem), de 31 de maio a 2 de junho. O fim de semana inteiro foi bastante divertido e deu para conhecer uma boa e linda parte da região.

Isso porque o Maresme é composto por diversas cidades costeiras, com bastante natureza e belezas. Poder conhecer um pouco mais dessa região e divulgar para os que ainda não conhecem foi uma oportunidade bem legal.

O aniversário começou na sexta-feira, quando foi realizado um coquetel de bem-vinda para todos os mais de 130 blogs presentes, e com o pé direito. Realizado no município de Mataró, o local escolhido para a celebração foi a linda Nau Gaudí, a primeira obra construída de Antonio Gaudí e considerada o ponto de partida do processo criativo do arquiteto catalão.

O dia seguinte foi completo de atividades. Cada blog tinha a opção de escolher o que queria fazer e eu fui direto para a visita ao Santuário de la Cisa, que fica no município de Premià de Dalt. Fomos acompanhados por uma guia do local, que nos explicou toda a história da zona, inclusive as lendas que envolvem essa santa. Primeiro, conhecemos a igrejinha, onde tem a imagem da Cisa (beeeem pequeninha), e logo depois, entramos em um pequeno museu, que mostra, por meio de objetos e quadros, a história do Santuário.

No mesmo passeio, ainda visitamos uma antiga masia (casa de campo) e que, até hoje, é ocupada. Pudemos entrar e ver como era a cozinha comunitária e como a casa era dividida entre as pessoas que moravam ali.

Na sequência, mais uma visita maravilhosa! Fomos ao Centro Enoturístico e Arqueológico Vallmora, no município de Allela. Lá, assistimos um vídeo falando sobre a importância do vinho e como ele era fabricado na região, pelos romanos. Em seguida, conhecemos um espaço que tem a estrutura gigantesca que esse povo utilizava para fazer o vinho e os lugares onde guardavam e conservavam esse liquido sagrado. Ou seja, uma bodega de mais de 2 mil anos! Fechando com chave de ouro, ainda tivemos a oportunidade de experimentar um dos muitos vinhos da região, que recebem a denominação de origem (DO) Allela.

No almoço, mais confraternização com todos os blogs participantes do aniversário, no restaurante La Toreta. Pratos típicos espanhóis, como as patatas bravas, com ingredientes frescos, fizeram o encontro muito melhor!

Pra finalizar o dia, a festa de aniversário, no município de Santa Susanna! Além da comida excelente, fartura em tudo, ainda ficamos conhecendo os ganhadores dos prêmios da associação e dos patrocinadores. Teve até sorteio de viagem para Macau! Não, não fui a ganhadora.

No domingo, atividades sustentáveis pelas praias da região e uma paellada, com todos os blogs reunidos novamente. Foi maravilhoso.

Hospedagem – O que não falta na região do Maresme é hotel. Com vários estilos e preços, as opções são inúmeras. Fiquei no HTop de Pineda de Mar e adorei! Meu quarto era bem grande, banheiro bom e cama confortável, mas a estrela mesmo era a vista. SENSACIONAL! De frente para a praia do município de Pineda de Mar, foi incrível acordar todos os dias com aquele Mediterrâneo azulzinho bem perto.

No último andar, o hotel tem duas piscinas, bar e uma área bem grande para curtir o sol. Ah, outro ponto super positivo do HTop Pineda: o café da manhã. Eu nunca vi tantas opções para o desjejum, com praças generosas de pães, frios, ovos, bacon, panqueca, sucos e até águas saborizadas. Muito bom!

____________

Agradeço a toda a comissão de organização do aniversário de seis anos da Barcelona TravelBloggers por todo o trabalho lindo que fizeram, ao turismo do Maresme e a todos os patrocinadores do evento por proporcionarem passeios e atividades tao interessantes para todos os participantes! Obrigada!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443