MACBA – Museu de Arte Contemporânea de Barcelona

Publicado em Barcelona

Um dos museus mais importantes e interessantes de Barcelona é o MACBA (Museu d’Art Contemporani de Barcelona). Ele fica no bairro El Raval, na parte antiga da cidade, e seu acervo contempla obras dos últimos 50 anos, entre exposições permanente e temporárias.

O local foi inaugurado em 1995 e já de fora, com um projeto arquitetônico inovador do norte-americano Richard Meier, chama a atenção, com suas paredes de vidro e tamanho. Na parte de dentro, além dos objetos, pinturas e ilustrações, a arte está luz que entra do exterior e nas curvas e linhas retas do edifício.

Ao todo, são quatro andares de museu, todos ligados por uma grande rampa. A exposição permanente, chamada “Um século breve”, tem início no último nível do prédio, nas paredes que contam como o mundo mudou desde o início do século XX. Em cada nova sala, um novo tema e década sendo exibidos.

É a história sendo narrada a partir da perspectiva de Barcelona e o seu contexto. A mostra começa com a Exposição Universal de 1929 e as mudanças feitas na cidade e, ao longo das nove décadas seguintes, as experiências mais importantes no campo artístico, como a arte durante e depois da Guerra Civil Espanhola, o pacifismo, feminismo, o movimento hippie e outras revoluções sociais.

As partes que mais gostei foram as da Guerra Civil espanhola e o grande espaço que dão para a importância dos Beatles, inclusive com fotos da visita deles à capital catalã e o trailer de “Yellow Submarine”.

Nos outros andares do MACBA, estão as exposições temporárias, que você pode acompanhar a agenda pelo site do museu. Em épocas normais, o MACBA realiza diversas atividades culturais e educativas, porém, devido à pandemia e as restrições impostas pelo governo espanhol, todas estão suspensas. Assim como a loja, que está fechada.

A visita dura cerca de 1h30 e vale bastante a pena para quem gosta de arte contemporânea. A entrada custa 11 euros e o local está aberto de segunda a sexta-feira, sábado e domingo. No site, horários completos.

Como está bem perto de outras atrações da Ciutat Vella de Barcelona, vale a pena colocar o MACBA na sua lista, nem que seja para ver o lindo edifício por fora. Ah, e cuidado para não ser atropelado por algum skatista ao ficar observando o museu, pois a praça logo em frente é ponto de encontro de jovens sobre rodas. Vale lembrar que é sempre bom ficar atento aos seus pertences nessa região.

MACBA
End.: Plaça dels Àngels, 1 – bairro El Raval (estação Universitat – linhas 1 Vermelha e 2 Lilás)

Gracias al MACBA por la invitación! Ha sido genial!


Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *