La Monumental – uma antiga arena de touros

Publicado em Barcelona

Para grande parte das pessoas, quando se fala em Espanha, duas palavras vêm em mente: flamenco e touradas. Sinto lhe informar que são duas coisas que não são nada típicas de Barcelona. A dança, que é típica do sul do país, ainda é possível de ver em shows próximos de locais turísticos. Agora, as touradas você não vai ver mesmo (e ainda bem, né?). Isso porque na Catalunha, da qual Barcelona é capital, as touradas não são mais realizadas desde 2011. O Parlamento da região, depois de uma votação proposta pelos cidadãos, proibiu as apresentações em julho de 2010.

Um dos resquícios que há na cidade sobre essa “atividade” é La Monumental, uma antiga “plaza de toros”, no bairro do Eixample. O local foi palco de inúmeras touradas e é do ano de 1914. Quando foi inaugurada, tinha o nome de Plaza de El Sport e, com dois anos de funcionamento, já tinha sido ampliada e rebatizada com o nome de Monumental.

Atualmente, o local tem um pequeno museu de tourada, com uma coleção de artigos históricos do ano de 1726 até os dias de hoje, e é utilizado para receber eventos na cidade, principalmente de música e circo. Está no cruzamento das Carrer de La Marina e a Gran Via de Les Corts Catalanes, com uma estação da linha 2 (lilás), bem próxima e que leva o seu nome.

Em 2014, La Monumental foi notícia nos principais jornais da cidade porque foi divulgado que um emir (chefe-executivo) do Catar tinha o interesse de comprar o local para construir ali a terceira maior mesquita do mundo. A prefeitura negou a informação. Ainda a título de informação, na época da campanha pela prefeitura, Ada Colau, que ganhou as eleições em Barcelona, disse que La Monumental, apesar de privada, deveria ter um uso publico e ser destinada a acontecimentos culturais da cidade.

E assim vem sendo. O Monumental Club, por exemplo, é um dos eventos que é realizado por lá, mensalmente, e vale bem a pena. Aqui (https://www.monumental-club.com/) você encontra mais informações.

E mesmo que não tenha nada programado no local durante a sua passagem por Barcelona, vale dar uma passada lá porque realmente é um lugar muito bonito, com muitos detalhes na sua arquitetura, por fora e por dentro. E que fique só nisso e que não se realizem mais touradas, que são de total crueldade, apesar do valor histórico que têm para o país.

La Monumental
End: Gran Via de les Corts Catalanes, 749 (estação La Monumental – linha 2 lilás)
Tel.: + 34 932 45 58 02
Entrada: €6
Das 11h às 14h e das 16h às 20h

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *