Girona ou Tarragona: qual vale mais a pena?

Publicado em Arredores, Outras cidades

O que não falta em Barcelona são locais para visitar. Porém, se você tem um tempinho a mais, já completou o meu roteiro de quatro dias pela cidade (link aqui) ou simplesmente quer conhecer alguma outra cidade em esquema de bate-volta, vou te ajudar. Quando se fala de bate-volta de Barcelona, as duas opções mais conhecidas são Girona e Tarragona. Mas, aí você, querido leitor, me pergunta: qual delas vale mais a pena?

Eu te respondo: depende. Isso porque (claro) é uma questão de gosto, já que as duas são lindas, cheias de história e são passeios maravilhosos de um dia. Tenho certeza que você irá gostar das duas. Mas para cumprir o propósito desse post, que é te ajudar a decidir, proponho um duelo entre elas. Vamos?

Pra começar, um pequeno resumo de cada uma:

Tarragona – A cidade original se chamava Tarraco e foi fundada em 218 AC. Ela foi uma das mais importantes cidades romanas e são os seus “restos” que podemos encontrar ao visitar Tarragona e que foram declarados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Para quem gosta de história, é uma visita perfeita!

Tarragona está a cerca de 100 km de Barcelona, em uma viagem de trem que pode durar de 50m a 1h30. Há trens durante todo o dia e em vários horários, então não é necessário comprar a passagem com antecedência na Renfe. ATENÇÃO: não compre passagem do AVE (trem de alta velocidade) porque ele vai te deixar em uma estação bastante longe da cidade (Camp de Tarragona).

Principais atrações são a muralha, Pretorio, Circo Romano e Anfiteatro e é possível comprar o ingresso para todas elas de uma vez só, como se fosse um pacote. O caminho pela muralha é legal, mas ok. O Pretorio era uma torre que permitia a passagem da cidade baixa para o Foro provincial e também já foi palácio dos reis e prisão. A vista é bem bonita e dá para ver o lindo azul do Mar Mediterrâneo. No Circo Romano, eram realizadas corridas de cavalos e carroças, com capacidade para 30 mil espectadores, e ele é considerado um dos mais bem conservados do Ocidente (seus túneis são bem legais).

A atração principal de Tarragona é o Anfiteatro romano. Ele foi construído no século II e tinha capacidade para cerca de 14 mil espectadores. Ali, eram realizadas lutas de gladiadores com animais e execuções públicas. No século VI, construíram dentro dele uma basílica, sobre a qual depois ainda levantaram a igreja medieval de Santa Maria do Milagre. Para leigos, assim como essa que vos escreve, lembra (apesar de ser bem menor, claro), o Coliseu. Acho muito lindo e interessante e, pra mim, só ele já valeria a visita à cidade.

Girona – A cidade está localizada a cerca de 85 km de Barcelona e é uma ótima opção para quem quer conhecer uma cidade medieval. De trem, a viagem pode durar pouco mais de 30m ou até quase 1h30, dependendo do tipo. Há trens durante todo o dia e em vários horários, então não é necessário comprar a passagem com antecedência na Renfe.

Chegando em Girona, você estará na parte nova da cidade. Para chegar no casco antigo, é bem fácil e é só seguir as placas que indicam Ciutat Vella (cidade velha). O passeio pela cidade é bem intuitivo e muito fácil, por estar tudo pertinho.

A muralha é uma das grandes atrações de Girona e ela cerca grande parte da área antiga e tem lindas vistas. Pra mim, com certeza, a parte mais legal. Além dela, valem a visita a Basílica de Sant Feliu; a famosa Leona de Girona (escultura de uma leoa que, segundo a lenda, para voltar à cidade, é preciso beijar a bunda dela – não me arrisquei, claro, mas já fui várias vezes); os Banhos Árabes (ingresso barato e visita bem rápida); os Jardins de les Pedreres (muito charmoso); o bairro judeu, o Call (cheio de ruazinhas de pedra, pra mim, é a segunda parte mais interessante da visita à cidade); a Catedral de Girona; a Rambla de la Libertat (cheia de restaurantes, lojas e lanchonetes); e as margens do rio Onyar (tem pontes ligando a cidade velha com a “nova” e prédios coloridos no estilo de Florença, na Itália).

Curiosidade que vale a pena saber: os fãs de Games of Thrones irão adorar Girona porque cenas da 6a temporada foram filmadas na cidade e vai ser bem fácil de reconhecer.

Duelo Tarragona x Girona:

– Girona está mais próxima de Barcelona, o que faz com que o tempo de viagem e o preço da passagem de trem sejam menores.

– Tarragona tem mais atrações para serem visitadas do que Girona e com bons preços, ao contrário das atrações de Barcelona.

– Ambas são cidades históricas, mas com estilos diferentes: Tarragona é romana e Girona, medieval.

– Girona pode ser combinada com uma visita ao Museu de Salvador Dalí, na cidade de Figueres.

– Por ser menor, Girona não irá ocupar um dia completo de viagem. Tarragona te exigirá algumas horas a mais.

– A muralha de Girona é mais bonita, bem conservada e é possível caminhar durante muito tempo nela, com lindas vistas.

– Tarragona tem mar e praia (Mediterrâneo, sempre azul lindo). Girona tem rio (que, todas as vezes que fui estava com o nível bem abaixo do que deveria).

– Girona tem Game of Thrones.

– A visita a Girona é mais intuitiva e não precisa tanto de um mapa. É muito fácil de ser visitada “sozinha”. Já Tarragona, como as atrações históricas estão mais espalhadas pela cidade, é necessário um planejamento prévio, mesmo com as placas indicativas.

– Pra quem já visitou Toledo, perto de Madri, recomendo Tarragona. Pra quem já visitou Roma, recomendo Girona.

E ai? Quem venceu esse duelo?

Quer saber mais sobre elas?
Post completo sobre GIRONA

Post completo sobre TARRAGONA

Post completo sobre excursão para Girona e Museu do Dalí

 

 

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona

Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

4 comentários para “Girona ou Tarragona: qual vale mais a pena?

    1. Ei Talvânio! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Tarragona realmente é imperdível! Gostei muito de conhecer! Abraço!

    1. Olá Horácio. TUdo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário. Não acho que valha a pena conhecer Girona nesse horário tão restrito. O melhor é ter um dia para conhecer a cidade. Abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *