Gazpacho: a sopa fria mais gostosa do mundo!

Publicado em Comidinhas, Tradição
Crédito: Directo al paladar

Voltando a falar sobre a culinária espanhola, se tem uma coisa que praticamente todo restaurante em Barcelona tem é a sua versão de gazpacho. Uma sopa fria de tomate e tradicionalíssima para os catalães também. Acredito que muito mais do que a paella, por exemplo, já que o gazpacho é um prato que muitas vezes se come várias vezes na semana.

O gazpacho tradicional é feito com tomate, alho, pepino, pimentão verde, azeite, vinagre e pão (isso mesmo). Uma mistura simples e ainda para se comer fria. Mas isso é realmente bom? Sim! E muito. Para mim, é a comida perfeita para os dias ensurdecedores calorentos do verão barcelonês, quando comer qualquer comida quente é impossível.

A preparação é muito simples e qualquer pessoa consegue fazer em casa. Basta escaldar e tirar as peles dos tomates. Depois, em um liquidificador, juntar o pepino (sem casca), o pimentão verde, o alho e o pão molhado em água. Depois de bater um pouquinho, acrescentar o sal, o azeite e pouquinho de vinagre para dar um toque mais ácido. Depois de provar para ver se está bem temperado, é só coar o líquido e deixar na geladeira para ficar bem geladinho e refrescante.

Crédito: Danza de fogones

Normalmente, ele é servido com pedacinhos de ovo cozido em cima ou ainda pedacinhos de pimentão e cebola.

Confesso que o prato nunca tinha me apetecido porque pra mim sopa tem que ser quente e pronto. Mas depois que provei, assim que o tempo começa a esquentar, já fico animada para poder almoçar e jantar essa iguaria.

Além do gazpacho tradicional, muitos restaurantes fazem outras versões. Já vi de melancia, melão, morango, beterraba e de alho. Mas confesso que nunca tive a coragem de provar essas outras versões. Fico com a tradicional mesmo. Ah, e tem gente que coloca até gelo dentro do gazpacho para ele ficar ainda mais geladinho.

Por ser muito comum e fácil de ser encontrado (inclusive nas geladeiras dos supermercados), não tem UM lugar em Barcelona que consigo dizer que é o melhor gazpacho da cidade. A ideia é provar em cada restaurante que for e escolher o seu preferido!

Curiosidades – na receita original, o gazpacho não tinha nenhum tipo de legume. Apenas pão molhado, azeite e vinagre, sendo que algumas vezes, acrescentavam alho ou amêndoas. O tomate só entrou na receita lá pelo século XVI, quando foi trazido da América.

Por ser uma receita e com ingredientes simples, era considerado um alimento para os pobres do sul da Espanha. Anos depois, é que ficou popular entre todas as classes, ganhando, inclusive, novas versões.

Então, fica ai mais um dica para você incluir no seu roteiro gastronômico por Barcelona: provar ao menos uma vez essa sopa maravilhosa e refrescante. Você não vai se arrepender, principalmente nos dias tão quentes de verão.

Crédito: Gazpacho andaluz

Mais sobre as culinárias catalã e espanhola:

Fideuá
Sangría
Crema catalana
Croquetas
Calçots
Tortilla de patatas
Paella
Huevos estrellados

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *