Furtos em Barcelona – dicas e cuidados para evitar ser mais uma vítima

Publicado em Barcelona, Planejamento

Apesar de ser uma cidade segura, assim como toda cidade turística europeia, principalmente perto das atrações e transporte público, Barcelona tem o problema do grande número de furtos. Nesses quatro anos que moro aqui, tenho ouvido cada vez mais histórias de pessoas que foram furtadas no metrô (dentro dos trens, comprando o bilhete de transporte e até nas plataformas) e pelas ruas da cidade, com alguns truques para tirar a sua atenção.

“Ah, Paula, mas eu sou brasileira (o) e já estou acostumada (o) a ficar atenta (o)”. Sim, nós já temos a nossa experiência nesse quesito, mas pode ser que, ao estar na Europa, você dê uma pequena relaxada e, no momento que menos espera, levam algo de você.

Pra não deixar que isso aconteça, aqui algumas dicas de quem já conhece a cidade e anda bastante pelas ruas.

– Fique ligado: como já disse, não ache que é porque você está no “Primeiro Mundo” que furtos não acontecem por aqui. Então, principalmente no transporte público e na Rambla, proteja sua bolsa, mochila e seus bolsos porque os carteiristas têm a mão leve e, quando você ver, já estará sem seu celular ou carteira. Em bares e restaurantes mais movimentados, evite deixar seu celular à mostra, em cima da mesa, e a bolsa/mochila sem estar bem no seu campo de visão.

– Carregue apenas o essencial: você não precisa sair de onde está hospedado com todos os seus documentos, todo o seu dinheiro. Eu sempre levo apenas o básico: um documento, cartão e algum dinheiro em espécie. O resto, tudo fechadinho, na mala com cadeado ou no cofre. Se não sentir segurança em deixar o dinheiro e passaporte onde está hospedado, use uma doleira para guardar. E deixe apenas um valor pequeno e a cópia do passaporte na carteira, que você usará com mais frequência.

Cuidado com os golpes nas ruas: se algum estranho chegar para conversar com você, pedir informação ou pra você assinar algum abaixo-assinado, atenção! Pode ser apenas uma armadilha para te distrair e furtar algo. Existem vários grupos de bandidos que fazem isso aqui, já sabendo que é um momento de vulnerabilidade. Alguns amigos já passaram por isso e só perceberam depois de um tempo o que tinha acontecido. Evite a dor de cabeça e seja antipático (meu jeitinho de ser).

Redobre a atenção sempre que estiver com malas: os carteiristas sabem que quando você está com as malas, sempre estará com a atenção um pouco mais desviada. Ao ir e sair do aeroporto, na hora do check in ou check out na hospedagem, fique ainda mais atento com os seus pertences porque os bandidos são espertos e irão te considerar ainda mais vulnerável.

Mesmo com todas as dicas que dei e sua atenção, acabou acontecendo um furto? Primeiramente, respire. Em seguida, procure, assim que puder, a polícia. Aqui na Catalunha, são os Mossos d´Esquadra, mas também pode ser a polícia nacional espanhola e faça o boletim de ocorrência em uma das delegacias, o mais rápido possível. Alguns dos casos que conheço, foram resolvidos (ou pelo menos os documento encontrados) em questão de poucos dias. Os Mossos têm uma delegacia especializada para os turistas, pertinho da Plaça Espanya, mas não precisa ser nela. Aqui, https://mossos.gencat.cat/.content/home/dadesobertes/comissaries/index.html?lang=ca, você pode encontrar a mais próxima de você.

Se perdeu você algum documento, é necessário entrar em contato com o consulado brasileiro em Barcelona. No site deles tem mais informações http://barcelona.itamaraty.gov.br/pt-br/

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *