Fonte Mágica – o espetáculo de luz e água de Barcelona

Publicado em Barcelona

IMG_20150302_144234

A Fonte Mágica está na minha lista de lugares imperdíveis em Barcelona e disputa com a Sagrada Família o primeiro lugar do meu ranking. Depois de algunas meses em manutenção, sempre no inverno, ela volta a funcionar, com novos dias e horários, considerados mais sustentáveis.

Agora, em março, ela funciona às quintas, sextas e sábados, das 20h às 21h (shows começam às 20h e 20h30). Em abril e maio, continua sendo de quinta-feira a sábado, mas das 21h às 22h (shows: 21h e 21h30). Já de junho a setembro, os shows serão realizados de quarta a domingo, sempre das 21h30 às 22h30 (21h30 e 22h). Em outubro, será às quintas, sextas-feiras e sábados, das 21h às 22h (21h e 21h30 começam). De novembro a 6 de janeiro, também de quinta-feira a sábado, porém, das 20h às 21h (20h e 20h30).

Pra quem não sabe e ainda não conhece (pelamordedeus, conheça), a Fonte Mágica foi construída para a Exposição Universal de 1929 e reformada para os Jogos Olímpicos de 1992. Ela não é apenas uma fonte. É um espetáculo planejado e bem coordenado de música, movimento da água e jogos de luzes, que vão mudando de acordo com o ritmo que toca. É lindo o que eles conseguem fazer com apenas esses três elementos. Todos os anos, eles fazem uma reformulação da apresentação, com novas músicas e movimentos. E tem sucessos mundiais e canções de artistas catalães e espanhóis. Ah, e é uma atração totalmente gratuita.

Durante o dia
Durante o dia

Chegar na Fonte Mágica é super fácil e ainda vai te apresentar um cenário lindo da cidade. Ela fica no início do Montjuic, bem em frente à Plaça d`Espanya, com a estação Plaça d`Espanya (linhas 1- vermelha e 3 – verde) pertinho. Ao sair da estação já vai ser possível ver a fonte. E a avenida Reina Maria Cristina que liga o metrô até a fonte também é linda, principalmente à noite, quando fica toda iluminada.

Nesse um ano aqui ainda não fiz uma das coisas que mais querida: fazer como muitos locais e chegar um pouco mais cedo na Fonte, escolher um lugar com vista privilegiada e espera o show começar, acompanhado de um bom vinho e um lanchinho.

História e curiosidades – A Fonte Mágica é obra do engenheiro Carles Buigas para a Exposição Universal de 1929. Mais de 3 mil trabalhadores estiveram envolvidos no projeto, que, depois de um ano, foi finalizado. Para os Jogos Olímpicos de 1992, também passou por uma reforma, com o objetivo de ser um espetáculo único para todas as idades.

A fonte é dividida em duas partes: a interior, onde está a sala de máquina e as salas de manobras; e a exterior, formada por três lagos que estão em níveis escalonados e totalmente comunicados entre eles. Nos dois lagos centrais, estão os 19 jogos de água com fontes individuais, e, no lago inferior, há 20 pequenas fontes e um sistema de iluminação que tem como base três cores: vermelho, verde e azul. Os três lagos têm um volume de 3.100.000 litros de água.

Ela também é o local do “ato final” da maior festa da cidade, a Fiesta de La Mercé, em setembro. No dia, a já bela apresentação é incrementada com fogos de artifício.

Fonte Mágica
End.: avenida Reina Maria Cristina (estação Plaça d`Espanya – linhas 1-vermelha e 3 – verde)
Site da prefeitura com informações sempre atualizadas

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

IMG_20150312_225641

7 comentários para “Fonte Mágica – o espetáculo de luz e água de Barcelona

  1. Tá bem errado isso aí… fonte mágica ao lado da sagrada família não existe. A fonte mágica fica na plaza españa, bem longe da igreja! Alias, olhando os textos do seu blog posso dizer que existem vários erros como este! Se você quer informar sobre a cidade, deveria ter mais cuidado com os textos e com as informações incorretas, senão vira desinformação

    1. Brenda e Rita, tudo bem? Eu não quis dizer que a Fonte Mágica está localizada ao lado da Sagrada Família. Eu quis dizer que, assim como a Sagrada Família, a Fonte Mágica é um das atrações imperdíveis em Barcelona. Posso não ter me expressado da melhor maneira. Muito obrigada pelos comentários.

  2. não vi em lugar algum no texto ,falando que a Sagrada Família era próxima da fonte. Parabéns e obrigado por sua informações.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *