Filmes, séries e documentários com Barcelona – para maratonar

Publicado em Barcelona
Tibidabo

Que Barcelona é uma cidade linda e maravilhosa, todo mundo já sabe. Quem conheceu quer voltar e quem ainda não visitou a cidade TEM que vir. Então, para matar a saudade ou ficar com ainda mais vontade da capital catalã, preparei uma lista super especial com 15 filmes, séries e documentários que se passam, foram gravados ou são sobre Barcelona.

Para encontrar as dicas, recomendo diversas plataformas, como Netflix, Amazon PrimeVideo, Popcorn Time e FilmIn. Como tem muita diferença do catálogo aqui da Espanha e dos do Brasil e Portugal, não consigo falar em qual cada filme/série/doc está.

Bom, mas são horas e mais horas da cidade mais linda do mundo para deixar a sua quarentena, na medida do possível, mais agradável. Vem comigo (e fique em casa)!

Filmes
– Tudo sobre minha mãe (1999):
Espanha e França | Drama
Filme de Pedro Almodóvar, que conquistou as bilheterias de meio mundo, o Oscar e os espectadores com um relato magistral, duro e muito intenso, que fala sobre a vida, a solidão e a força dos sentimentos.

Na noite em que um carro atropelou seu filho Esteban, Manuela chorou até ficar totalmente seca. Longe de ver com claridade, o presente e o futuro se confundem na mesma escuridão. Nessa mesma noite, enquanto espera no hospital, ela lê as últimas linhas que seu filho escreveu em um bloco de notas do qual nunca se separa. “Esta manhã procurei no quarto da minha mãe até encontrar um pacote de fotos. Em todas, faltava a metade. Meu pai, suponho. Tenho a impressão de esse mesmo pedaço falta na minha vida. Quero conhece-lo, não me importa quem ele é, nem o que ele fez com mamãe. Ninguém pode me tirar esse direito”.

 

– Albergue Espanhol (2002):
França | Comédia
Xavier tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. Um amigo de seu pai lhe oferece um emprego no Ministério da Fazenda, mas, para assumir o posto, o rapaz precisa saber a língua espanhola. Ele decide acabar seus estudos em Barcelona, para aprender a língua. Para isso, vai ter que deixar Martine, sua namorada há quatro anos. Ao chegar em Barcelona, Xavier procura um apartamento no centro da cidade e acha um com mais sete estudantes, todos estrangeiros. Com eles, Xavier vai descobrir a autonomia e a sexualidade e iniciar a vida adulta.

O Perfume: História de um Assassino (2006):
França, Espanha e Alemanha | Drama, suspense
Apesar do filme se passar pela França e Itália medievais, muitas cenas do filme foram filmadas em Barcelona (Poble Espanyol, bairro Gótico e parque do Labirinto).

Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard, que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini, que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.

 

– Vicky Cristina Barcelona (2007):
Espanha e Estados Unidos | Comédia
Nele, você vai ver alguns dos principais pontos turísticos de Barcelona. O primeiro filme que Woody Allen filmou na Espanha. Com Javier Bardem e Scarlett Johansson como protagonistas e o inesquecível papel secundário de Penélope Cruz, pelo qual ela ganhou um Oscar.

Dois jovens norte-americanos, Vicky e Cristina vão a Barcelona para umas férias de verão. Vicky é sensível e pretende se casar; Cristina é emocional e procura novas aventuras sexuais. Em Barcelona, ambos estão envolvidos em um relacionamento não convencional com Juan Antonio, um pintor carismático que ainda tem algo com sua tempestuosa ex-mulher, María Elena.

 

– 10.000 Km (2014):
Espanha | Drama
Estreia cinematográfica de Carlos Marques-Marcet, que ganhou o Goya de melhor diretor.

Alex e Sergio, um sólido casal de amigos e amantes, apreciam a ideia de ter um filho juntos quando Alex recebe uma residência artística de um ano em Los Angeles. Um ano de relacionamento à distância, dois computadores e duas cidades, Barcelona e Los Angeles. O amor pode sobreviver a 10.000 km?

Júlia Ist (2017):
Espanha | Drama
Uma das maiores revelações do cinema espanhol. Com base em sua própria experiência Erasmus em Berlim, Elena Martín, a protagonista do filme, nos oferece história de crescimento e aprendizado, de revelações e decepções.

Júlia decide ir para o Erasmus em Berlim. Você sairá de casa pela primeira vez, sem muita reflexão, para se aventurar. A cidade, fria e cinzenta, lhe dá as boas-vindas mais frias do que o esperado e confronta suas expectativas com a realidade: sua vida parece estar longe daquela nova vida que ele imaginou nas salas de aula da Universidade de Arquitetura de Barcelona.

 

Séries
– Polseres Vermelles/ Pulseras Rojas (2011)
Espanha | Drama
Amizade, espírito de melhoria e desejo de viver. “Polseres Vermelles” fez parte da vida da juventude catalã. Spielberg fez um remake da série.

“Polseres Vermelles” retrata, com humor e ternura, o cotidiano de um grupo de crianças em um hospital infantil. Ao contrário de outras séries de ficção ambientadas em hospitais, nessa, os médicos dão todo o destaque aos pacientes, neste caso, cinco meninos e uma menina entre 10 e 15 anos que coincidem em um hospital por causa de várias doenças. Sem fugir das circunstâncias especiais em que se encontram, a história dessas seis crianças mostra as experiências e situações de meninos e meninas da idade deles, mas com a diferença de que o mundo deles é um hospital, e isso fazem com que eles vivam tudo com muita intensidade. “Polseres Vermelles” é uma série para todos os públicos, com grande intensidade emocional, com o desejo de viver e de superação como mote da história.

 

– Cites/Citas (2015):
Espanha | Drama, romance
Uma visão pessoal dos atuais relacionamentos entre casais, em torno de uma rede de personagens que se cruzam e se encontram ao longo da série.

Procurando amor, sexo ou apenas alguém para afastá-los da solidão, os personagens de “Cites” se encontram cara a cara, depois de se conhecerem na Internet, carregados de inseguranças e esperanças. Cada episódio da série, localizada em Barcelona, concentra-se em dois desses eventos, onde os medos, segredos e expectativas de seus protagonistas entram em cena.

– Merlí (2017)
Espanha | Drama
A série revelação na televisão catalã, um fenômeno cultural que leva a filosofia às salas de aula.

A chegada de Merlí Bergeron, novo professor de filosofia, ao Instituto Àngel Guimerà, provoca reações adversas. Enquanto cativam e conquistam os alunos, os professores se ressentem de sua maneira de ser e de se relacionar com a equipe. Em casa, Merlí tenta recuperar o relacionamento com Bruno, seu filho adolescente.

 

– Nit i dia/Noche y día (2017)
Espanha | Thriller
Clara Segura e David Verdaguer estrelam um thriller sombrio e absorvente do Prêmio Ondas e co-dirigido por Oriol Paulo.

A legista Sara Grau inicia o tratamento de fertilização assistida. Nesse mesmo dia, durante uma autópsia, ele reconheceu o cadáver de um cara com quem ele teve um relacionamento extraconjugal. Nesse mesmo dia, uma mulher aparece assassinada. Existe um serial killer em Barcelona?

 

– La Catedral del Mar (2018)
Espanha | Drama
No século XIV, Barcelona sob o reinado da família de Aragón se viu em um dos momentos mais prósperos de sua história: a cidade cresceu em direção a La Ribera, um humilde bairro de pescadores, no qual a igreja de Santa Maria del Mar está começando a ser construída. Então que um servo, Arnau Estanyol, chega a Barcelona, fugindo com o pai dos abusos dos senhores feudais. Arnau trabalhará como estivador e soldado e se tornará um homem livre. Sua ascensão social o levará da miséria para uma vida tranquila como cambista, o que despertará a inveja de seus inimigos, que iniciarão uma conspiração e colocarão a vida de Arnau nas mãos da Inquisição. O enredo é baseado no controle religioso e segregação na sociedade medieval de Barcelona.

 

– Matchday (2019):
Espanha | Documentário, esporte
O Barcelona e seu patrocinador Rakuten apresentam “Matchday”, uma nova série de documentários com a qual os espectadores poderão ver e aproveitar conteúdos e imagens exclusivos, nunca antes vistos, da vida dos jogadores e comissão técnica de Ernesto Valverde. Pela primeira vez, as câmeras de televisão tiveram acesso ao cotidiano de jogadores como Messi, Piqué, Ter Stegen ou Luis Suárez, oferecendo uma visão mais íntima e íntima dos momentos da competição e de suas vidas pessoais.

 

Documentários

– Duas Catalunhas (2018)
Espanha | Política
Documentário que fala sobre a complexidade da política na Catalunha e a sua luta por ser independente da Espanha, utilizando como principal história, principalmente, o referendo e suas consequências para a região autônoma e o país. Depoimentos de representantes dos dois lados constroem a narrativa.

 

– Take the ball, pass the ball (2018)
Espanha | Esporte
Essa é a história definitiva do melhor time de futebol de todos os tempos. Por quatro anos explosivos, o Barça de Pep Guardiola produziu o melhor futebol de todos os tempos, seduzindo fãs de todo o mundo. Neste relato exclusivo, que conta os eventos que ocorreram entre 2008 e 2012 em primeira mão, os próprios jogadores contam a tensão da rivalidade entre Guardiola e Mourinho, a emoção da luta de Abidal contra o câncer e como Messi, o melhor jogador de futebol do mundo, quase foi rejeitado pelo Barça aos 13 anos.

 

– Catalunya Barcelona – The Catalan Story of Barcelona (2019)
História
Uma série de dez episódios que conta, por meio de crônicas, a história de Barcelona, desde a perda da sua independência, em 1714, até a crise política que ficou conhecida em todo o mundo, em 2017. Através de relatos, entrevistas com cidadãos comuns e fotos nunca antes vistas, o passado da cidade está aqui para todo o mundo ver.

E você? Tem mais dicas de alguma série, filme ou doc sobre Barcelona? Me conta!


Quer mais ideias para a quarentena?

Aprenda a fazer um dos pratos mais típicos da Catalunha: escalivada

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *