Fideuá – uma paella de macarrão?

Publicado em Comidinhas

Quem já acompanha o blog há um tempo sabe que tem uma série de pratos que a gente encontra em praticamente todos os restaurantes de comida típica espanhola/catalã por aqui (fiz uma listinha no final do post). Hoje é dia de conhecer mais um deles, o fideuá.

Apesar de ser super comum por aqui, até vir morar em Barcelona, nunca tinha ouvido falar nesse prato. É o seu caso? Também está estranhando? Pois será fácil bem imaginar como ele é. Como gosto de explicar para todo mundo que vem me visitar aqui, resumindo, o fideuá é uma paella, só que com macarrão.

Ou seja, o arroz é substituído por um tipo de massa que parece um espaguete, porém com um buraco no meio dela, chamado fideos. O produto é muito fácil de encontrar no supermercado e também fazem com ele sopa de macarrão (bem parecida com aquela sopinha caseira que todo mundo já comeu no Brasil). Voltando ao fideuá, além da massa, o prato tem também utiliza na sua preparação caldo de peixe e, normalmente, leva camarão e lagostim e outros frutos do mar.

Uma curiosidade e que, particularmente, não me apetece muito, é que o fideuá quase sempre vem acompanhado de aioli, uma maionese de alho. Eu prefiro sem porque não vejo um match entre o gosto dos dois. Mas é só pedir no restaurante que eles não colocam, tá?

Diferentemente da paella, que tem vários tipos (como você viu aqui), o fideuá segue mais uma receita tradicional. Nesses quase três anos de Barcelona, a única variação que já vi é um fideuá preto, feito com tinta de polvo. Apesar de estranho pra gente, o gosto é o mesmo.

Então, se você é um dos integrantes do #teampaella e quer experimentar um novo prato, recomendo demais pedir um fideuá. Faz assim: um dia visitando Barcelona, coma no almoço uma paella e, no jantar, um fideuá. Depois vem aqui me contar quem ganhou!

História – O criador do fideuá foi Bautista Pascual Sanchís, conhecido como “Zabalo”. Nos anos 30, ele fazia parte da tripulação de um barco de pesca do porto de Gandía, em Valência. Zabalo ajudava o cozinheiro do navio na cozinha e, como o chefão deixava pouca comida para a grande parte da tripulação, ele teve uma ideia:  já que na época os adultos não comiam esse tipo de massa (fideos), ele iria utilizar o macarrão ao invés do arroz para fazer o prato. Assim, sobraria comida e os marinheiros teriam a chance de comer uma boa porção. Dito e feito.

O prato fez tanto sucesso que começou a ser feito nos restaurantes do porto e hoje é sucesso por toda Espanha.

Mais:
Sangria – bebida típica espanhola, com vinho e frutas
Crema catalana – sobremesa típica catalã
Calçots – um prato típico catalão, diferente de tudo que você já viu
Croquetas – o salgadinho tipicamente espanhol
Paella – arroz com mil variações
Tortilla de patatas – uma omelete com batatas
Pão com tomate – a maravilha mais simples do mundo
Huevos estrellados – combinação perfeita e super típica
Bodega Pádua – lugar onde comer comida tipicamente catalã
La Tertúlia – lugar onde comer minha paella preferida

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

4 comentários para “Fideuá – uma paella de macarrão?

    1. Ei Rosa! Obrigada pela visita e pelo comentário! É bem gostoso sim e vale a pena tentar fazer! Depois me conta como ficou! Abraço!

    1. Obrigada pela visita e pelo comentário, Edson. A receita certinha tem que procurar na internet. Acredito que no Google você encontra bem fácil. Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *