Exposição Internacional de 1929: o evento que transformou Barcelona em uma cidade moderna

Publicado em Barcelona
Durante o dia

Barcelona é uma cidade marcada por vários eventos internacionais, que contribuíram para a evolução da cidade e sua estrutura. Um desses acontecimentos foi a Exposição Internacional de 1929, realizada de maio de 1929 até janeiro do ano seguinte, na montanha de Montjuic, com a participação de países como Alemanha, Bélgica, França e expositores privados do Japão e dos EUA. O evento foi responsável por trazer modernização e revitalização quase que completa para a cidade.

A ideia da Exposição era projetar Barcelona e a indústria catalã para o restante do mundo e deixou diversos edifícios e instalações que hoje são símbolos da cidade, como a Fonte Mágica, o Poble Espanyol (Povo Espanhol) e o Estádio Olímpico. Além deles, o Palácio Nacional, a jardinagem do Montjuic e da praça Urquinaona, a construção da ponte de Marina, a urbanização (grande) das praças Espanya e Catalunya, o prolongamento da Avenida Diagonal e da Grand Vía das Cortes Catalãs são resultado do evento.

Ou seja, caminhando pela capital catalã, é possível ver as consequências da Exposição. Mas mais importante que isso, melhorias nos asfaltos, banheiros públicos, a substituição da iluminação a gás pela elétrica e até a construção do aeroporto El Prat também foram feitas devido ao evento. Todas essas obras geraram um aumento da imigração na cidade, vinda de todas as partes da Espanha, o que também acabou fazendo com que fossem surgindo diversos bairros de trabalhadores, o que eles chamam aqui de “casas baratas”.

No dia da inauguração, além da presença dos reis da Espanha, milhares de pessoas acompanharam o evento, que havia, enfim, revolucionado a cidade, transformando Barcelona em uma metrópole moderna e preparada para ser reconhecida pelo mundo.

Claro que isso teria um preço, literalmente. A dívida gerada pelos gastos com o evento demoraram 34 anos para serem pagas pela prefeitura de Barcelona.

Esse vídeo, que é bem legal (apesar de longo), compara como os monumentos e edifícios criados para a exposição estão hoje em dia:

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *