Escalivada – um prato tipicamente catalão

Publicado em Comidinhas
Crédito: Goya Foods

Você já ouviu falar na escalivada? Feita de legumes assados e perfeita como salada ou acompanhamento de carnes e peixes, esse é dos pratos mais conhecidos da Catalunha e está presente nos cardápios da maioria dos restaurantes de comida típica da capital catalã. Porém, até que o surto de coronavírus passe tanto na Espanha quanto no resto do mundo, provar esse prato vai ficar um pouco difícil.

Por isso que esse post, além de te contar sobre a escalivada e te fazer querer comer, vai te dar essa receita simples e deliciosa para você ir se preparando para a sua próxima vinda a Barcelona e ainda ocupar seus dias em casa (POR FAVOR, FIQUE EM CASA).

A escalivada é tipicamente catalã e é uma das receitas mais tradicionais dessa parte do país. Um prato bastante simples e com preparação muito fácil, mas que dá muito sabor para qualquer refeição. Ela leva poucos ingredientes: berinjela, pimentão vermelho e cebola.

Seu nome vem do verbo “escalivar”, que em catalão significa assar na brasa. Apesar de levar brasa na origem do nome, ela pode ser (e normalmente é) feita no forno. Não se sabe onde exatamente esse prato foi criado, mas desde sempre é ligado à gastronomia típica mediterrânea.

A escalivada, normalmente, é servida fria, como salada ou como um antepasto, ou ainda como acompanhamento de peixes e carnes. Ah, muita gente por aqui come acompanhada de anchova (que eu não gosto e, claro, já descarto). Porém, para o meu gosto, a melhor maneira é colocar em uma torrada e com um pouco de queijo de cabra por cima. Fica maravilhoso!

Então vamos preparar essa receita maravilhosa e super simples?

Ingredientes
1 pimentão vermelho
1 berinjela
1 cebola média
Azeite extra virgem
Sal
Pimenta do Reino
(algumas receitas utilizam tomate e pimentões amarelo e verde também)

Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 220 graus. Enquanto isso, lave todos os legumes e tire a casca da cebola. Depois, coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio todos os legumes (sim, berinjela e pimentão vão com a pele). Com um garfo, faça furinhos na berinjela para a água dela poder sair durante o cozimento. Jogue azeite por cima de tudo e leve ao forno.

O tempo de preparação vai depender do tamanho dos ingredientes e do seu forno. Normalmente, em 1h, já está pronto. Lembrando que depois de meia hora de forno, é necessário virar os legumes para que o cozimento seja igual dos dois lados.

Depois de tirar do forno é hora de ter paciência para esperar esfriar. Depois que você já conseguir pegar os legumes com a mão, é hora de tirar a pele do pimentão e da berinjela. Elas vão sair super facilmente, só puxar.

Tudo descascado, é hora de cortar em tiras os legumes. Tente cortar fazendo tiras longas de cada pedaço.

Pronto! Agora, só misturar e temperar. Coloque mais um pouco de azeite extra virgem, sal e pimenta do reino. Se quiser seguir meu conselho, faça uma torrada, coloque a escalivada por cima e um pouquinho de queijo de cabra. Ao ataque! É sensacional!

Espero que esse post e a receita ajudem a sua quarentena ficar mais gostosa e um pouco menos tediosa. Todos temos que fazer a nossa parte e não sair de casa, evitar aglomerações e lavar bem as mãos. Todos cuidando de todos. Façam aí e me contem se gostaram!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *