Escala em Barcelona – o que fazer em poucas horas na cidade

Publicado em Barcelona, Planejamento

É bastante frequente encontrar voos na Europa com escalas maiores, que permitem dar um pequeno passeio por uma cidade que, até então, não estava no roteiro original. Se você tirou a sorte grande e terá essa escala em Barcelona, tenho um roteiro esperto para você, que te dará a chance de conhecer, se apaixonar e querer voltar à capital catalã o mais rápido possível.

A primeira coisa que você deve levar em consideração é que o aeroporto El Prat (que é o que atende a grande maioria de voos para Barcelona) é longe. Não como Confins (belo-horizontinos sabem do que eu estou falando), mas é longe. Se você for utilizar transporte público (aqui nesse link todas as opções de transporte), pode calcular cerca de 1h20 para sair/voltar com tranquilidade para o local. Ou seja, só nesse deslocamento, você já terá “perdido” cerca de 2h40 do tempo na cidade. De táxi é muito mais rápido (cerca de 30 minutos para ir/voltar) e daria cerca de 35 euros cada trecho.

Pela minha experiência, se você tem mais de 3h livre (sem contar o tempo de deslocamento), já vale a pena sair do aeroporto.

Do aeroporto, pegaria o trem que sai do Terminal 2. Essa seria a minha opção porque o trem para na estação Passeig de Gràcia, que é onde o nosso roteiro de horas começa. Essa é a Champs-Élysees de Barcelona, com muitas lojas de grife, calçadas lindas e cheio de detalhes. Saindo da estação, recomendo “subir” em direção à avenida Diagonal. Depois de três quarteirões, você verá à direita La Pedrera, uma das mais famosas criações de Gaudí. Pedrera vista, vamos descer! Indo agora em direção à Plaça Catalunya, você ainda passa pela linda Casa Batlló (também de Gaudí), H&M e Zara gigantescas (concentre-se porque não dá tempo para compras) e outros lindos edifícios. Não deixe de visitar rapidamente o El Nacional (post completo aqui), um centro gastronômico super chique e lindo. Para essa primeira parte do passeio, calculo cerca de 35/40 minutos, já contando com o tempo para tirar fotos e em um ritmo tranquilo, que dá para observar os detalhes do Passeig de Gràcia.

Quando a avenida terminar, você estará em plena Plaça Catalunya, uma das mais conhecidas da cidade. Na frente, estará a famosa La Rambla e a parte mais antiga da cidade (Ciutat Vella), sempre muito turística e cheia. Descendo La Rambla, uns 15 minutos de caminhada tranquila, onde você vai poder tirar fotos e observar todas as bancas e estandes da rua, você chegará ao Mercado La Boquería (post completo aqui), que é típico e bem legal de conhecer, com muitas frutas, sucos, doces e comidinhas em geral.

Se você ainda estiver tranquilo de tempo, recomendo seguir caminhando por La Rambla, mais outros 15 minutos, e dar uma passadinha no Bosc de les Fades (post completo aqui) e, na sequência, ir ao Mirador de Colón (post completo aqui).

Se o tempo já estiver apertado, depois do Boqueria, vá para a Plaça Reial (post aqui) e entre no bairro Gótico, conhecendo suas ruazinhas apaixonantes. Vá andando até a Catedral de Barcelona (post aqui). Mesmo por fora, ela é linda.

Daqui, basta voltar para a Plaça Catalunya e pegar o Aerobus para voltar para o seu terminal (lembrando que tem post completo aqui sobre ir e voltar do aeroporto).

Esse roteiro foi pensado para 3 horas totalmente livres em Barcelona, com bastante caminhada e em um ritmo normal, sem visitas em monumentos e filas. Se você tiver mais tempo, recomendo parar para comer algo ou ainda andar mais pela parte antiga da cidade, fazendo o tradicional “se perder nas ruazinhas”.

Quer um roteiro para quatro dias? Ou mais opções de lugares para visitar na sua escala? Aqui tem!

 

 

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

28 comentários para “Escala em Barcelona – o que fazer em poucas horas na cidade

      1. Olá bom dia .tenho um escala de voo pra Berlin chegando as 8:35 em Barcelona o próximo seria as 18:50 h.
        Teria algum serviço de passeio saindo do mesmo aeroporto que pudesse contratar para levar-nos a conhecer e retornar ao aeroporto. Te pergunto pela comodidade porque estaremos eu, minha esposa, minha sogra e minhas duas filhas 7,10 anos.
        Desde já agradeço.

        1. Ei Jardel! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Conheço um guia/receptivo turístico ótimo e que tem serviço de transfer. O nome dele é Silvio e o contato dele é o +34 655 609 904. Espero que consiga te ajudar! Abraços!

    1. Ei Lafy. Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário. O blog estava de férias e, por isso, não vi a sua mensagem antes. Se eu ainda puder te ajudar, eu não colocaria a Sagrada Família nesse roteiro porque só nela você vai gastar cerca de 1h30/2h. Se você tiver uma conexão mais longa, ai sim vale a pena. Abraços

  1. Olá Paula!
    Chego com a esposa em Barcelona a meia-noite e viajo no ia seguinte as 10 da manhã (conexão). Será que vale a pena eu sair do aeroporto tão tarde para dar uma volta na cidade e retornar de manhã cedo?

    1. Olá Luiz Paulo! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. O blog estava de férias e, por isso, não vi a sua mensagem antes. Se eu ainda puder ajudar.. Sinceramente, principalmente se for dia de semana, não acho que valha a pena fazer isso. O transporte público só funciona normalmente até meia-noite, depois fica beeeeem mais escasso. Agora, de táxi, acho que pode ser interessante você passar por alguns pontos principais sim. Abraço!

  2. Oi Paula, tudo bem?!
    Adorei as dicas! Parabéns pelo trabalho!
    Eu farei um cruzeiro e Barcelona será uma das paradas onde terei das 9h às 18h para curtir a cidade.
    Poderia me ajudar com dicas e roteiro partindo e voltando ao porto, por favor?
    Aguardo seu retorno.
    Muito obrigada!
    Tatiana.

    1. Ei Tatiana! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do blog. Bom, o porto de Barcelona já não fica tão longe do centro da cidade como o aeroporto, possibilitando conhecer mais coisas. Eu faria esse roteiro proposto nesse post, porém acrescentaria uma visita à Sagrada Familia (TEM que comprar a entrada antes no site), porque pra mim é a atração imperdível da cidade (post http://blogs.uai.com.br/vivabarcelona/sagrada-familia/). Aliás, montaria meu roteiro começando por ela e depois com o roteiro proposto pelo post. Se quiser mais ajuda, me fala! Beijos!

      1. Oi, tudo bem? Obrigada pelo retorno.
        Vou fazer exatamente isso que me sugeriu.
        Vou de metrô até a Sagrada Família… Sabe me dizer qual é o metrô mais perto?! De lá, dá pra ir a pé para seguir o roteiro ou seria melhor ir de metrô até a Passeig de Gràcia?
        Agradeço se puder me ajudar novamente.
        Será que dá para incluir uma visita rápida ou Parc Güell? E a Montjuic (tem um teleférico a partir do Porto, né?!)?!
        Aguardo seu retorno.
        Muito obrigada!
        Beijo, Tati.

        1. Ei Tatiana! O metrô mais próximo da Sagrada Família é o Sagrada Família mesmo! E você sai bem na frente dela!! Super fácil! E depois dela, tem que ir de transporte público pro Passeig de Gracia. À pé não vale a pena, principalmente pelo pouco tempo que você tem.
          Eu não colocaria Park Guell e Montjuic no seu roteiro. Os dois são mais afastados do centro (que o roteiro propõe) e precisam de mais tempo para serem visitados. Cortaria mesmo. Espero poder ajudar novamente! Qualquer coisa, estou aqui! Beijos!

          1. Oi, muito obrigada pelas dicas, estão ajudando muito!
            Nessa travessia, parearei também em Marselha, Palma de Maiorca, Cartagena Espanha, Málaga, Casablanca, Arrecife de Lanzarote e Santa Cruz de Tenerife. Se conhecer esses lugares ou tiver dicas de roteiros para 1 dia em cada lugar vai me ajudar bastante também!
            Mais uma vez muito obrigada por tudo.
            Beijos, Tati.

          2. Às ordens, Tati! Bom, desses lugares, só conheço Palma, que adorei! Mas conheci a cidade apenas fazendo o passeio do ônibus turístico mesmo porque tinha pouco tempo por lá. E olha, pode se preparar, porque pelo que já ouvi de todos esses lugares, você vai amar! Me deu até vontade! Hahaha boa viagem e aproveite muito!! Beijos!

          3. Oi Paula, tudo bem?
            Você me ajudou muito no ano passado quando passei por Barcelona rapidamente em uma escala de navio. Fiz o que me sugeriu e deu super certo, adorei! Muito obrigada!
            Gostaria da sua ajuda novamente… Dessa vez vou ficar 4 dias em Barcelona em uma viagem sozinha pela Espanha. Chegarei na cidade por volta das 10h do dia 30/08 e partirei logo cedinho do dia 03/09. Como vou chegar e ir embora de trem, achei melhor ficar hospedada ao lado da estação Barcelona Sants e próximo da Plaza Espanha.
            Estou montando um roteiro considerando que os dias serão mais longos visto que escurece tarde nessa época do ano e considerando que já conheço alguns pontos da cidade, mas não sei se estou sobrecarregando meus dias com muitas atividades mesmo que não considerando entrar em museus uma vez que não sou muito fã… Rs
            Gostaria de conhecer os lugares curtindo e sem tantos atropelos. Poderia me ajudar novamente com dicas de roteiro, tempo estimado em cada lugar e sugestões de locomoção, por favor?
            Imaginei meu roteiro assim:
            – [x] Dia 1: Gostaria de começar por algum ponto que eu ainda não conheço e pensei em ir de metrô diretamente para El Born. Lá andaria pelo bairro, conheceria a igreja Santa Maria do Mar, almoçaria no mercado Santa Caterina, talvez passaria pelo museu do chocolate, tiraria fotos no Palau de la Música Catalana e depois iria para o Arco do Triunfo e Parc de la Ciutadella. De lá pensei em seguir pela orla passando pelo Porto Olímpico e Barceloneta uma vez que quero subir de teleférico do Porto para Montjüic. Não sei se daria tempo de incluir alguns pontos de El Raval antes de subir. O que você acha? Depois do teleférico do Porto, pensei em pegar o teleférico de Montjüic para chegar ao castelo e começar a descer admirando as vistas e curtindo o lugar para terminar o dia na região da Plaza Espanha. Lá tem mirantes, a vila olímpica, museus (não pretendo entrar), show das fontes e arena. Considerei muita coisa nesse dia? Será que conseguirei estar nos teleféricos por volta das 16h?
            – [x] Dia 2: Pensei em ir ao Park Güell logo cedinho (vou comprar o ingresso pela internet e de lá gostaria de aproveitar e conhecer um pouco o bairro Gràcia. Dispensaria o ônibus gratuito do parque e pegaria o ônibus 116 para conhecer algumas das diversas praças do bairro e um dos dois mercados locais. De lá iria para Sagrada Família (não entrei quando fui no ano passado e estou na dúvida se entro neste ano… rs). Qual horário vc sugere que eu compre o ingresso antecipado pela internet caso eu resolva ir? De lá vou para Casa Batlló (comprarei o ingresso antecipado também) e aí terminaria o dia conhecendo o bairro Gótico. Acredito que eu estarei chegando no bairro por volta das 17h. Depois de conhecer o bairro gótico (no ano passado fui muito rapidamente) eu ficaria na região das Ramblas a noite para conhecê-la toda iluminada. O que você acha?
            – [x] Dia 3: Quero conhecer Montserrat em um passeio de bate e volta e quando chegar novamente em Barcelona a noite, quero ir conhecer a Sagrada Família, Casa Batlló e La Pedreira iluminadas, além de um passeio na Passeig de Gràcia, antes de voltar para o hotel.
            – [x] Dia 4: A princípio gostaria de deixar esse último dia como um coringa para fazer talvez o que não der tempo nos dias anteriores e/ou um bate e volta para Girona. Mas, se você achar que os dois primeiros dias estão muito tumultuados e corridos (não tenho muita ideia de tempo nos lugares e em locomoção), posso desconsiderar de vez Girona e fazer algumas alterações. Poderia considerar El Raval no segundo dia junto com bairro gótico e deixaria para ir na Sagrada Família no quarto dia logo no primeiro horário e aproveitaria para conhecer logo depois o hospital que tem alí perto (será que também precisarei comprar o ingresso antecipado ou lá é mais tranquilo e conseguirei comprar na hora?). Talvez até iria ao estádio do Barça mesmo não sendo tão fã de futebol ou poderia passar algumas horas em Barceloneta novamente ou até deixar a arena para esse dia também.
            O que acha de tudo isso? Nossa! Escrevi muito, mas agradeço antecipadamente qualquer ajuda que possa me dar. Suas dicas, orientações e sugestões são sempre bem vindas!
            Muito obrigada!
            Tatiana.

          4. Ei Tatiana! Tudo bem e com você? Novamente, obrigada pela visita e pelo comentário.
            Que bom que consegui te ajudar na sua passagem por Barcelona no ano passado!
            Vamos por tópicos:
            – você fez uma ótima escolha por ter pegado hospedagem perto de Sants e da Plaza Espanya. Ótima localização e muitas opções de transporte público!
            – [x] Dia 1: acho que seu roteiro para o primeiro dia está bem legal, mas com muita coisa! Será uma booooa caminhada para conseguir ir a todos esses pontos que você citou. Se vc realmente quer fazer tudo com calma, como comentou inicialmente, acho que não será esse dia. E não acho que será fácil você chegar no teleférico às 16h, a não ser que passe pelos outros lugares na correria. Não se esqueça de conferir se a fonte mágica estará funcionando nesse dia, já que ela tem dias e horários específicos de funcionamento.

            – [x] Dia 2: o bairro de Gràcia é bem legal e vale a pena conhece-lo, principalmente a pé. A cada esquina, uma nova rua lindinha vai aparecer na sua frente. A Sagrada Família é obrigatória!! Não deixe de ir, de jeito nenhum (e pague pelo audioguia porque vale a pena) e eu compraria o ingresso para o início da tarde, depois do almoço. Assim, você tem tempo para curtir o Guell e ainda andar por Gràcia. No Gótico, vc não vai gastar muito tempo, já que ele não é tão grande. Se quer ver as ramblas pela noite, aproveite então para sentar em um dos bares/restaurantes e esperar escurecer. E cuidado com os furtos nessa região!
            – [x] Dia 3: Montserrat vale a pena demais! Mas saiba que é um passeio cansativo, que realmente ocupa um dia inteiro. A Sagrada Familia não está tão próxima da Batlló e La Pedrera (ambas no Passeig de Gràcia) para você colocar numa caminhada à noite. Só se pegar um transporte público.

            – [x] Dia 4: Sinceramente, o Raval não é dos meus bairros preferidos em Barcelona e, na verdade, não tem muito o que ver por ali. Você achar bem parecido com o Born e o Gótico e não vejo muita razão para dedicar uma parte exclusiva do dia para ele. O Hospital Sant Pau realmente é lindo e se você conseguir ir, vale a pena demais (sempre prefira comprar o ingresso antecipadamente, para se garantir). Como eu amo futebol, pra mim, visitar o Camp Nou é muito legal e ocupa cerca de 2h do dia. A Arena, na vdd, é um shopping. Não vale a pena fazer ela separadamente de quando estiver na Plaza Espanya.
            Alias, aproveitando que você vai estar perto da Plaza Espanya, não deixe de conhecer a rua Blai e provar os pintchos! Bares com petiscos a partir de 1 euro e bem gostosos! Recomendo La Tasqueta de Blai ou o Blai 9.
            Espero que tenha te ajudado! Qualquer dúvida, me fala!

  3. Muito bom roteiro sob medida pra mim, rsrsrs passarei por Bacelona em Outubro, livres quatro horas na cidade. Só poderia me dizer como é o clima aí em final de Outubro e inicio de Novembro?
    Desde Já agradeço por todas as dicas

    1. Olá Adir! Obrigada pela visita e pelo comentário! O clima no final de outubro é bem tranquilo, nada do que não estamos acostumados no Brasil. De máxima, fica nos 22, 23 graus e mínima, 16. Ou seja, com o frio não se preocupe. Só não esqueça de trazer um casaco para de noite, caso o vento esteja forte. Espero que tenha te ajudado! Abraço!

  4. Olá! Estou pesquisando uma passagem pela RyanAir para Bruxelas e encontrei uma com a volta com conexão em Barcelona de 6h45. Compensa aproveitar essa passagem para conhecer Barcelona, ainda que bem rapidinho?

    1. Ei Isabella! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Claro que compensa! Mesmo com poucas horas, dá pra aproveitar Barcelona! Só não se esqueça de calcular bem o tempo de deslocamento de sair/voltar para o aeroporto! Se eu puder ajudar com algo mais, me fala! Abraço!

  5. Olá Tatiana ! Fiquei encantada com esse roteiro ! Adoro gastronomia . Meu vôo vai fazer escala em Barcelona. Chego 00:20 e embarco 12:00 do dia seguinte . Vale a pena hospedar no centro de Barcelona e fazer esse roteiro sugerido por você? Se positivo , você pode me sugeririr onde hospedar ? Ir de trem ou aerbus do aeroporto para o centro?

    1. Ei Simone! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Mas meu nome é Paula. Hehehe. Bom, nesse horário, se você estiver no Terminal 1, ainda dá para pegar o Aerobus, porém, se não tiver atrasos. Recomendo pegar um táxi para sair do aeroporto, já que nesse horário, trem e metrô já estarão fechados e o ônibus já estão no “esquema” da noite. Vai demorar bem para você chegar no seu hotel. Do aeroporto para o centro, de táxi, deve ficar em torno de 35/40 euros e demorar cerca de 30/40 minutos. Para você conseguir passear e fazer esse roteiro ou parte dele, acorde cedo, que dá para aproveitar. SObre hospedagem, não posso indicar um hotel/albergue específico, já que não gosto de indicar lugares que não fiquei. Mas eu escolheria um bem perto da Plaça Catalunya, já que é um dos pontos do aerobus e vai facilitar a sua vida. Espero que tenha ajudado. Se tiver mais dúvidas, me fale. Abraços e seja bem-vinda a Barcelona!

      1. Boa noite Paula! Desculpa confundi seu nome. Estou com receio de não conseguir pegar o Aerobus. Acho que terei de hospedar próximo ao aeroporto e deixar o Tour para outra ocasião. Obrigada pela resposta! 😃

  6. Por favor. Vamos chegar no Aeroporto de Barcelona por volta de 01h. da madrugada. O voo de volta será as 11:00. Alguma dica de restaurante, cafés que fiquem abertos 24 horas? Um restaurante bom e barato (se pegarmos um taxi, creio que chegarems por volta das 02h. Tem algum aberto? O que fazer no centro até as 10h da manhã?

    1. Olá Paulo. Tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário. Então, nesse horário, os restaurantes/cafés de Barcelona, normalmente, fecham a cozinha às 23h. Depois desse horário é bastante difícil encontrar algum ainda servindo comida. Infelizmente, acho que não muito o que fazer, além de recorrer aos kebabs e fast food da vida. E, na vdd, se o voo de volta será às 11h, você tem que estar no aeroporto às 9h. Isso é bem cedo para Barcelona. Acho que você pode dar uma andada pelo Passeig de Gràcia e ramblas, que estarão bem vazios. Espero que tenha conseguido te ajudar de alguma forma. Abraço!

      1. Obrigado Paula! Na verdade o meu voo é as 12:20, creio que podemos estar no aeroporto as 10:30 para o embarque. O que vc acha? É perigoso ficar na região durante a madrugada? Existe algum pub? Esses geralmente ficam abertod até tarde

        1. Acho que 10h30 é um bom horário sim. Barcelona não é uma cidade perigosa. O principal problema são os “carteiristas”. Ou seja, atenção sempre e principalmente no centro e à noite. Na região existem alguns pubs que ficam abertos até mais tarde, porém, com a cozinha fechada. Normalmente, os pubs fecham às 3h. Aliás, a maioria dos bares fecha esse horário. Ali no centro tem o Taverna Barcelona e o Belushi´s.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *