Croquetas!!

Publicado em Sem categoria

Crédito: Mr Croque

Crédito: Mr Croque

Uma das melhores invenções da humanidade são os salgadinhos brasileiros. Mas a Espanha, com sua rica e gostosa culinária, também tem a sua versão de salgado: as amadas  croquetas.

Antes que vocês pensem “Ah, mas croquete temos no Brasil”, já adianto que as croquetas não são croquetes. São muito melhores. Têm praticamente a mesma forma, só que mais gordinhas e feitas de um jeito bem diferente. Me conquistaram logo na primeira vez que experimentei e sempre que vou em algum bar ou restaurante tento provar a local.

As croquetas foram criadas na França, mas cabem muito bem na cozinha espanhola, já que são consideradas prato de reaproveitamento. Ficaram famosas em uma época que a farinha era abundante e não havia muita proteína disponível. Então, eram feitas com as sobras da carne da refeição anterior, farinha, manteiga e leite.

Praticamente em todos os bares, mercados e restaurantes de Barcelona é possível encontrar croquetas, cada um a seu estilo. Normalmente, são vendidas em porções, mas em alguns lugares também é possível comprar individualmente. Elas podem ser de diversos sabores e os mais tradicionais são jamón (presunto), bacalhau, cozido e frango. Claro que como tudo nessa vida também tem suas versões gourmet, com foie gras e ingredientes mais elaborados. Todas que provei até hoje gostei e não consigo escolher um sabor preferido. O que tiver, peço!

Um lugar que para mim tem as melhores croquetas de Barcelona é o Can Paixano/La Xampanyeria (botecão de cavas, que já escrevi aqui ). São bem crocantes, saborosas, cremosas por dentro e, claro, gordurosas. Ah, um bom preço para as croquetas pela cidade é de 1 a 1,65 euro por cada.

Quer saber como faz? Muito fácil e surpreendente. Isso porque só depois de comer várias e continuar achando que eram feitas com batatas (e eu não entendia como elas conseguiam ficar naquela textura), descobri (vi em um programa de televisão) como eram feitas. E é com bechamel. Isso mesmo. Aquele molho branco que usamos principalmente em massas.

Para fazer croquetas basta preparar a receita tradicional de bechamel, só que ao invés de deixar chegar ao ponto de molho, fininho e líquido, pare de adicionar leite antes, quando estiver ainda uma massa bem grossa. O sabor da croqueta será colocado antes da farinha e manteiga/azeite, bem no começo. Depois, é só ir acrescentando leite até dar o ponto. Quando chegar, coloque em uma vasilha e deixa esfriar. Depois de frio, basta enrolar, passar na farinha de trigo, ovo e pão ralado. E fritar, claro. Vai ficar super macio por dentro e crocante por fora.

Ao visitar Barcelona não deixe de experimentar pelo menos dois tipos de croquetas. Se você é do #teamsalgadinhos , tenho certeza de que vai adorar!

História e curiosidades – O primeiro documento que cita as croquetas é do ano de 1691, na França; a receita que um dos cozinheiros deixou para Luis XVI. Na Espanha, o primeiro registro é de 1867.

Seu nome vem da palavra francesa croquer, que é a onomatopeia para “crocante”. De croquer > croquette > croqueta!

Quer saber mais sobre outras comidas e bebidas típicas?
– Huevos estrellados
– Pan con tomate
– Patatas bravas
– Vermut
– Tortilla de Patatas
– Paella
– Calçots

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Snapchat: blogvivabcn

1a2a39619483df46ad5c0e04acd3b29f

Um comentário para “Croquetas!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *