CosmoCaixa – o museu mais divertido de Barcelona

Publicado em Barcelona

Depois de alguns meses parado, finalmente o Viva Barcelona está de volta! E para reiniciarmos muito bem, hoje é dia de conhecer o museu mais divertido de Barcelona: o CosmoCaixa – Museu da Ciência.

Em 30 mil m², ele traz diversas instalações dedicadas, em grande número, à natureza e à tecnologia. Ocupando um edifício com estilo modernista, que abrigou o primeiro Museu de Ciência interativo da Espanha (em 1981), o CosmoCaixa, depois de ser reformado, em 2004, se tornou um dos passeios imperdíveis da capital catalã, com nove andares de muita diversão e puro conhecimento.

O meuseu está divido em diversas áreas, cada uma com um tema diferente e todas bem lúdicas e interativas. Nele, os visitantes têm a oportunidade de aprender (e brincar) sobre geologia, planetas, animais, clima e plantas.

Para mim, as áreas mais interessantes do CosmoCaixa são a Sala da Matéria, onde estão diversos aparelhos e instalações com os quais podemos comprovar ao vivo váaaarias daquelas teorias físicas e químicas que aprendemos (ou tentamos) na escola; e o Bosque Inundado, que reproduz a Floresta Amazônica, inclusive com temperatura, umidade e chuva (também dá para observar animais dentro de um grande tanque de água e outros terrestres). A de geologia também é bem legal, mostrando em pequenos paineis como as formações rochosas da Terra foram se transformando e surgindo.

Ah, e vale lembrar que sempre tem alguma exposição temporária relacionada à ciência. Na última vez que fui, era sobre os alimentos e com curadoria de ninguém menos que o famoso e premiado chef catalão Ferran Adrià. Bem interessante.

Claro que a grande maioria das atividades e programação do CosmoCaixa é pensada para crianças. Mas isso não impede nada de ser um passeio divertido para adultos também. Se você é como eu, que acha super interessante poder ver e “manipular” as leis da física, as formações rochosas do planeta e observar espécies diferentes de animais, saiba que aqui você tem mais um lugar pra acrescentar no seu roteiro de Barcelona. É realmente um momento de voltar uns anos, ganhar mais conhecimento e se divertir.

A visita no CosmoCaixa pode durar quase um dia inteiro (e não se preocupe com alimentação porque há uma lanchonete lá dentro) ou, o que é mais normal, uma manhã/tarde. O museu abre todos os dias da semana, inclusive feriados, das 10h às 20h. Na última vez que fui, o ingresso era apenas 4 euros, o que faz dele uma das atrações mais baratas da cidade. Para chegar lá, nada de metrô. Apenas ônibus (H4, V13, V15, 22, 73, 75, 60 e 196) e o trem da Linha 7 (estação CosmoCaixa – Av. Tibidabo).

CosmoCaixa
https://obrasociallacaixa.org/es/ciencia/cosmocaixa/informacion
Isaac Newton, 26 (ônibus (H4, V13, V15, 22, 73, 75, 60 e 196  e o trem da Linha 7 -estação CosmoCaixa – Av. Tibidabo).
Tel. 93 212 60 50

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *