Como é o clima em Barcelona?

Publicado em Barcelona, Planejamento

Barcelona é uma cidade que tem um clima bastante agradável durante o ano inteiro. Se compararmos com outros lugares da Europa, é uma cidade perfeita, pois as temperaturas aqui quase nunca são extremas, tanto no inverno quanto no verão, e chove pouco. Mas o que isso quer dizer para um brasileiro? Como se preparar para as estações do ano aqui?

Barcelona tem um clima tipicamente mediterrâneo e cada estação é bem diferente por aqui, ao contrário do Brasil. Nesses quase cinco anos vivendo na capital catalã, cheguei a algumas conclusões: por ser uma cidade muito úmida, você vai sentir na pele as temperaturas (frias e quentes) muito mais do que em outros lugares; julho e agosto são MUITO quentes e os meses mais frios são fevereiro e março. Para mim, os períodos mais agradáveis são justamente nas estações intermediárias, nos meses de maio e junho e setembro e outubro.

Saiba mais sobre o clima em Barcelona:

Inverno – acho que é a estação que mais preocupa os turistas brasileiros. Apesar disso, ele não é tão pesado quanto em outras cidades espanholas e europeias, mas, mesmo assim, pode incomodar bastante. As temperaturas médias ficam em 13 graus, o que não é muito baixo, porém, as mínimas têm média de 4 graus nos meses mais frios, o que é bastante chato. Vale lembrar que já peguei dias com temperaturas negativas aqui e vi nevar! Isso mesmo! Depois de dez anos sem nevar na cidade, em fevereiro de 2018, caíram flocos de neve! Foi lindo, porém, a capital ficou beeeem bagunçada.

Verão – aqui não tem verão que chega aos 40 graus como em outras regiões da Espanha, porém, não deixa de ser, em alguns dias, insuportável de calor. Com uma média de 29 e 30 graus em julho e agosto, o verão barcelonês dá de mil (de quente) no do Rio de Janeiro. Pela umidade e localização, a gente sente muito mais o calor na pele e isso dificulta muito o dia a dia. É um bafo quente durante todo o dia e, nos últimos anos, nem de noite ele dá uma trégua. Se prepare para querer ir para a praia, ficar na frente de um ventilador ou ar condicionado e tomar cerveja e sorvete todas as horas de todos os dias.

Outono – provavelmente, a estação que mais chove no ano. Mas isso não quer dizer que seja um período desagradável. Como falei no início do post, Barcelona é uma cidade que chove bem pouco e, normalmente, quando chove no outono, são tempestades que duram pouco tempo. Apesar da chuva, as temperaturas são bem agradáveis, a natureza fica linda (aproveite para observar as árvores nas ruas e as folhas no chão) e faz você ir acostumando com a chegada do friozinho. De outubro para novembro, a mudança de temperatura é bem brusca, passando de média de 24 graus para 14.

Primavera – ah, a primavera. Quando o frio de março começa a ir embora e o solzinho mais quente começa a sair, o clima da cidade já fica completamente diferente. As pessoas ficam mais nas ruas, vão para parques para curtir o sol e as áreas externas de bares, restaurantes e hotéis reabrem. Sabe aquele sentimento da alegria voltando? Pois é. Além disso, as árvores estão lindas, com um verde fresquinho, o que deixa a cidade ainda mais bonita. A grande mudança, normalmente, acontece de abril pra maio, quando as temperaturas médias vão de 17 para 23 graus.

Vale lembrar que a previsão do tempo aqui (como acho que em todo o mundo) muda bastante. Então, se você estiver a uma semana da sua viagem e já começar a consultar um site ou aplicativo de tempo, provavelmente, ele errará. Ou seja, confie no básico: roupas de frio no inverno (crie camadas), roupas de calor no verão (tecidos bem leves e esvoaçante) e roupas normais na primavera e outono, sempre contando com um casaco para o início e o final do dia.

E você? Qual estação do ano prefere? Tem alguma dúvida sobre quais roupas trazer para a sua viagem? Se sim, é só deixar nos comentários que tento te ajudar!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *