Quais cervejas beber em Barcelona?

Publicado em Barcelona, Comidinhas




A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e, por aqui, não é diferente, principalmente no verão. A Espanha não é exatamente famosa por suas cervejas, como Alemanha e Bélgica, mas está entre os dez países do mundo que mais bebem litros do “ouro líquido”. Eu, particularmente, gosto muito mais das cervejas populares espanholas do que as mais famosas brasileiras.

Nesses seis anos de Barcelona, posso afirmar com tranquilidade que conheço boas cervejas “comerciais” e, como sou muito legal, preparei uma listinha com as dez cervejas que você tem que provar quando vier para a capital catalã ou ainda encontrar aí na sua cidade para já fazer o esquenta para quando as viagens estiverem liberadas.

Antes de começar a lista, vai uma dica preciosa: quando chegar em algum bar ou restaurante de Barcelona, se você pedir uma “cerveza”, irão trazer uma long neck; se você quiser uma cerveja de barril (que é mais fresca), você tem que pedir uma “caña” – normalmente, são 300ml, ou uma “jarra” – normalmente, 500ml.

E curiosidades: 1) a rivalidade entre as cidades de Barcelona e Madrid é tão grande que as cervejas da capital espanhola têm pouca entrada na Catalunha e vice-versa; 2) beber uma cerveja de 600ml em um bar/restaurante como no Brasil? Não existe isso aqui.

Vamos para a lista especial?

Cervejas catalãs:
Estrella Inedit
– para mim, a melhor cerveja produzida aqui. Criada pelo chef catalão Ferran Adrià, um dos mais premiados do mundo, ela é tipo Witbier. Um pouquinho mais cara que as demais e não tão popular, vale a pena passar em um supermercado só para comprá-la. Você não vai se arrepender.

Estrella Damm e Moritz – as duas cervejas mais tradicionais e consumidas na Catalunha. A rivalidade e a popularidade delas são tipo Brahma e Skol no Brasil (porém, são muito mais saborosas). Leves e gostosas e dá para encontrar em qualquer canto da cidade.




Moritz Epidor – uma cerveja vermelha, mais forte, intensa e com malte caramelado.

Malquerida – uma cerveja vermelha fresca, criada pelos chefs premiados (e irmãos), Ferran (o mesmo da Inedit) e Albert Adrià. Apesar, do nome, super querida!

Voll-Damm – duplo malte, forte, intensa e com bastante corpo. Acho bem pesada, mas vale a pena experimentar.




Uma “clara” – uma das coisas tipicamente espanholas é, no verão, pedir uma “clara” nas terrazas dos bares e restaurantes. E o que é isso? Eles vão te servir a cerveja pilsen que têm com um pouco de refrigerante de limão. Quem gosta fala que deixa a bebida ainda mais refrescante, além de diminuir o teor de álcool. 

Cervejas espanholas:
Estrella Galicia
– como o nome diz, vem lá da região da Galícia. Das “normais”, uma das melhores e a cada diz mais fácil de encontrar na cidade.

Mahou e San Miguel – duas cervejas de Madrid e podem ser encontradas em alguns bares e restaurantes da cidade. Acho ambas mais sem graça do que as duas maiores daqui e só peço quando é a única opção.




Mais bebidas
– Prefere vinho? Também preparei uma lista com os melhores vinhos para provar e comprar quando estiver em Barcelona. Aqui!
– Ou quer saber e conhecer mais sobre o cava, o espumante da Catalunha? Tem também! Inclusive, uma série especial apenas sobre essa bebida e sua história, com visitas a produtores!


Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *