Catedral de Barcelona – uma igreja especial

Publicado em Barcelona

O que não falta na Barcelona de Gaudí são obras arquitetônicas que deixam a gente de queixo caído. No bairro Gótico, um dos que compõem a parte antiga da cidade, um edifício que certamente tem esse poder é a Catedral de Barcelona (Catedral de la Santa Creu i Santa Eulália, se quiser chamar pelo nome completo).

Logo de fora, ela já encanta. Sua fachada cheia de detalhes, imagens, esculturas e decorações chama bastante atenção. A construção da Catedral teve início lá no século XIII, mas a fachada e a torre só foram terminadas no século XX.

O interior da Catedral, ainda que lindo, principalmente para quem gosta de visitar igrejas, impressiona menos que a parte de fora. Isso porque para quem já visitou outras catedrais góticas (e é leiga no assunto, como euzinha) ela é bem parecida com outras. Dentro dela, há várias pequenas capelas nas laterais, que fazem homenagem a alguns santos. Duas curiosidades: dentro da Catedral, está a cripta de Santa Eulália, que uma das padroeiras de Barcelona, e há como subir no terraço do local, porém, como são horários muito reduzidos, nunca consegui.

E ai você acha que a visita à Catedral acabou, como na maioria das igrejas por ai? Não, não, não. A Catedral de Barcelona ainda tem um lindo claustro, do século XIV, com fontezinha, árvores e ainda patos. Isso mesmo, patos. E são 13 deles, fazendo referência à idade que a Santa Eulália tinha quando morreu e ao número de castigos que ela foi condenada por não renunciar à fé cristã.

E é possível visitar a Catedral sem pagar nada, o que é algo bem raro com as atrações turísticas da capital catalã. De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h45 e das 17h45 às 19h30, a entrada é gratuita. Das 13h às 17h30, é pago (7 euros). Sábados, os horários gratuitos são: das 8h às 12h45 e das 17h15 às 20h. Nos domingos, das 8h às 13h45 e das 17h15 às 20h.

Ah, e vale lembrar que para entrar na Catedral, nada de roupas curtinhas, ok? Eles olham e vetam mesmo quem está muito “verão”.


Catedral de Barcelona

http://catedralbcn.org/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=1&lang=es
Pla de la Seu s/n (estações Jaume I – linha 4 amarela e Liceu – linha 3 verde)

 

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *