Castelo de Montjuic

Publicado em Barcelona

Das vezes que já tinha vindo em Barcelona, nunca tinha pesquisado sobre o Montjuic. Pra falar a verdade, para mim, ele era apenas aquela parte da Fonte Mágica. Já morando aqui é que comecei a acompanhar vários perfis no Instagram sobre a cidade e sempre tinha alguma foto de lá. Fui pesquisando e vi que era realmente necessário conhecer. No Montjuic (que significa Montanha dos Judeus) tem diversos lugares bacanas para conhecer, como museus, o Estádio Olímpico, o parque e um castelo. E esse é o tema do post de hoje.

O Castelo de Montjuic fica no topo da montanha, a 170m acima do nível do mar, e tem uma vista linda, de 360º graus da cidade. É uma antiga fortaleza militar e que teve um papel muito importante na história da cidade. Além do castelo em si, os mirantes e jardins em volta dele também são bem legais e valem boas fotos. A entrada custa 5 euros e, mesmo não tendo nada de muito interessante para ver dentro, acredito que valha a pena. Ah, todo domingo, a partir das 15h, é gratuito.

Até 2009, lá tinha um museu militar para ser visitado, mas depois que o castelo passou a ser propriedade da prefeitura de Barcelona, ele foi desmontado. Quando fui, e tenho quase certeza que é permanente, tinha uma exposição sobre o Montjuic e o quanto que suas pedras foram importantes para o desenvolvimento da cidade e até da Europa.

Próximo do castelo, tem duas lanchonetes e banheiros, mas muita gente leva lanchinho de casa para evitar gastar. Mas com 5 euros, você consegue comprar um sanduíche e um refrigerante.

Além de valer muito a pena subir até lá em cima pela vista que tem, uma das opções de trajetos é muito bacana e super diferente. É assim: vá até a estação Paral-lel, da linha 2 ou linha 3, e lá pegue o funicular de Montjuic (tem placas indicativas ao longo do caminho e não tem que pagar nada a mais por isso). Logo que você sai do funicular, à direita, tem a entrada para o Teleférico de Montjuic, que sobe até o castelo. Nesse momento, se você quiser pegar o teleférico, tem que pagar outro ingresso. A ida é 7,80 euros, e ida e volta fica em 11,50 euros. Se você não quiser pagar, dá pra pegar o ônibus 150, que passa quase na porta da saída do funicular. Se quiser ir a pé, saiba que é uma boa subida, mas pequena. Parece ser muita coisa, mas é bem simples e você só tem que seguir o fluxo das pessoas.  😉

Outra opção é ir até a Plaça Espanya e pegar ali mesmo o ônibus 150. Ele sobe até o Castelo e é muito mais simples (e barato) do que pegar o funicular.

No dia que fui, resolvi testar pela primeira vez o Barcelover, aquele programa da prefeitura para incentivar as pessoas a conhecerem a cidade (já fiz post sobre isso aqui). Tive desconto de 50% no teleférico, o que é lindo porque é um pouquinho caro, e entrada gratuita no castelo.

Ah, e o “passeio” de teleférico é muito legal. Você passa por cima do Parque de Montjuic e vê muito verde e o mar.

História – O Castelo de Montjuic foi construído em 1640 e na Guerra de Sucessão espanhola, de 1705 a 1714, foi um dos lugares estratégicos de defesa. Em meados do século XVIII, o local foi restaurado, devido aos estragos da batalha. Depois disso, ainda foi usado como prisão. Em 1940, o presidente da Generalitat (governo catalão), Lluís Companys, foi fuzilado no castelo.

Até 1960, o local foi novamente uma prisão militar, quando foi devolvido para a cidade e usado como base militar. Três anos depois, o ditador Franco abriu um museu de armas, até que, em 2007, o castelo voltou a ser propriedade de Barcelona e o museu foi desmontado.

 

 

Castelo de Montjuic
http://www.bcn.cat/castelldemontjuic/es/welcome.html
End.: Carretera de Montjuic, 66
Tel.: +34 932 564 440

Teleférico: http://www.telefericdemontjuic.cat/es/tickets

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *