Casa de les Punxes – uma joia modernista

Publicado em Barcelona

Os edifícios modernistas deixam Barcelona ainda mais linda. É impossível andar pelas ruas e não ficar encantado com a beleza e os detalhes desse movimento artístico tão forte na capital catalã. Um dos prédios que mais chama a atenção na cidade é a Casa Terrades, mais conhecida como Casa de les Punxes.

Com suas torres (ou pontas, como o nome popular diz) e sua arquitetura exótica, inspirada no período medieval, ela é uma das obras mais famosas do arquiteto Josep Puig i Cadafalch (que também fez a Casa Amatller, no Passeig de Gràcia). O edifício completo, que ocupa um quarteirão inteiro no Eixample, na verdade, era três imóveis das irmãs Terrades ( Rosa, Josefa e Ângela). A reforma do prédio foi concluída em 1905 e, desde o final de 2016, as portas da Casa de les Punxes foram abertas para o público conhecer o interior. Existem vários tipos de visitas (no site, eles colocam três e ainda três tipos de atividades extras).

A que eu fiz foi a comum (13,50 euros), com audioguia e durou cerca de 1h30. O passeio é super moderno e tecnológico e é dividido em três partes: história do padroeiro da Catalunha (Sant Jordi/São Jorge), história do edifício e visita ao terraço (com algumas informações sobre o trabalho do arquiteto) e às torres.

O que mais me chamou a atenção na visita é a tecnologia utilizada. Com um áudio guia que está disponível em diversos idiomas, inclusive português, você não precisa apertar nenhum botão ou digitar qualquer número, como é o comum. Ao andar pelas salas, as portas vão se abrindo e o áudio tocando, principalmente na primeira parte da Casa, que conta a lenda de Sant Jordi.

O prédio em si é muito mais bonito por fora do que por dentro, que é bem “vazio”. O seu exterior, com os painéis, detalhes e “pontas” é bem mais encantador. Porém, a visita é interessante porque nos faz conhecer um pouco mais da história da Catalunha, o seu padroeiro (e maior lenda da região) e até saber mais sobre Barcelona, já que fala sobre a construção do prédio e da cidade, e o movimento modernista.

Na minha opinião, se você já conhece a Casa Batlló e La Pedrera, a Casa de les Punxes é uma opção de edifício modernista. Para quem gosta de arquitetura, vale bem a pena. Porém, não chega a ser uma das atrações imperdíveis de Barcelona.

Casa Terrades – Casa de les Punxes
https://casadelespunxes.com/

Avenida Diagonal, 420
Aberta todos os dias do ano (exceto 25 de dezembro), das 10h às 19h

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *