Carrer Blai – a rua dos bares de Barcelona

Publicado em Barcelona, Comidinhas

Se tem um lugar que faço questão de levar todos que vêm a Barcelona é na calle Blai. Essa é uma rua pequenininha do bairro Poble Sec, com trânsito apenas para pedestres e que tem bares com preços bem em conta ao longo de toda a rua, dos dois lados.

Para uma belo-horizontina como eu, que adora o ambiente de barzinho, a Blai é praticamente o paraíso. Ela consegue reunir diversas opções de bares (alguns restaurantes também), todos com preços muito bons e com uma variedade enorme de comidinhas e bebidas, além de estar super bem comunicada com o transporte público (tem uma estação de metrô pertinho).

Na grande maioria dos bares, o esquema é bem parecido: as tapas e os pinchos (não sabe o que é? Tem explicação logo abaixo!) ficam expostos no balcão e custam a partir de 1 eurozinho, sendo que pode ser um pouco mais, dependendo do tipo de ingrediente que leva. O valor máximo que já vi foi 1,80, sendo os maiores e mais elaborados.

Tem de tudo: só de queijo, vegetarianos, de salmão, de tipos de lingüiça, bolinhos e croquetas, doces, com mini-hambuguer, etc. (impossível citar todos). Você chega, pega um prato e vai se servindo com o que quer. No final, vai pagar pelo número de palitinhos dos pinchos ou dos minipratos das tapas que acumulou.

Para beber, também muitas alternativas, como cerveja, normalmente tirada na pressão, em três tamanhos (caña, copa e a jarra); vinhos branco, rosé e tinto; e cava (o espumante espanhol post aqui), além dos não-alcoólicos, como refrigerante e suco.

Há três anos, a calle Blai não era muito frequentada pelos turistas, o que fazia com que ela fosse ainda mais atrativo para os barceloneses. Porém, isso está se perdendo e, nas últimas vezes que fui lá, o número de turistas já era bem alto.

Bom, a rua continua com o seu encanto e pode servir como pré-balada, happy hour ou uma reunião de amigos, dependendo do dia da semana (aliás, fica cheia de segunda a segunda). Dá pra ficar em apenas um dos bares a noite toda, provando todas as opções, ou ir trocando de lugar, como é costumeiro por aqui.

São três os lugares que recomendo e têm o meu selo de aprovação (você não vai se decepcionar):

La Tasqueta de Blai
End.: rua Blai, 17
Tel.: +34 931 730 561
www.facebook.com/LaTasquetaDeBlai

L´angolino de Blai (do mesmo grupo do de cima e ao lado)
End.: rua Blai, 15
http://www.grupotasqueta.com/langolino.html

Blai 9
End.: rua Blai, 9
Tel.:  +34 933 297 365
http://blai9.com/

Para chegar à Blai é possível descer na estação Poble Sec (linha verde 3) ou na Paral-lel (linhas verde 3 ou roxa 2).

Curiosidades – Quer saber o que são tapas e pinchos? São a mesma coisa e, ao mesmo tempo, não são. Os dois são os petiscos daqui, para comer antes de uma refeição ou em um bar. Porém, o amigo catalão Jordi, a diferença entre um e outro é que os pinchos são fatias de pão com algum (s) ingrediente (s) por cima, e as tapas são as porções, como croquetas, patatas bravas, bolinhos ou um folheado recheado de atum, por exemplo.

Ir a um local, restaurante ou bar, e comer tapas é tão comum por aqui que existe a expressão “ir de tapas” e até o verbo “tapear”.

Sabe como conheci a Blai? Uma das músicas do catalão Cesk Freixas, a “La Petita Rambla del Poble Sec”, cita a rua. Em uma das andanças pela cidade, resolvemos passar pela rua para saber o que tinha de tão especial. Não foi nada difícil ver. A música é tão gostosinha quanto a rua. Se quiser ouvir e ver o clipe, clique aqui.

Crédito das fotos: arquivo pessoal e FB La Tasqueta de Blai e Blai 9

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

2 comentários para “Carrer Blai – a rua dos bares de Barcelona

    1. Ei Celso! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Isso mesmo! Não deixe de ir nessa rua e experimentar todas as opções! Heheh Depois me conta o que achou! Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *