Camp Nou Experience – um dia no F.C. Barcelona

Publicado em Barcelona, Tradição

Sou apaixonada por futebol e acho muito lindo como ele consegue tocar as pessoas. Além de ser uma cidade maravilhosa e que te dá uma qualidade de vida excelente, Barcelona ainda tem o Futbol Club Barcelona; Barça para os íntimos. É muito especial poder viver (e comemorar) nesse lugar e nessa época, quando temos a oportunidade de assistir ao melhor do mundo em campo. Por isso, a dica de hoje é mais do que especial.

Todo brasileiro que acompanha um pouco de futebol sabe, no mínimo, que o Barcelona é o time do Messi. Mas o Barça é muito mais que um clube. Para seus torcedores, a cidade e a Catalunha, ele é um símbolo e representa muito. E é historicamente, esportivamente e financeiramente, claro. Sabia que o Museu do Barcelona é o museu mais visitado da Catalunha, já há algumas temporadas?

Para mim, a Camp Nou Experience é uma das experiências mais bacanas na cidade. Claro, para quem gosta de futebol. Ou marketing (o Barça sabe se vender muito bem). Para visitá-lo, não é necessário comprar o ingresso com antecedência. Minha recomendação é só não deixar para comprar lá na hora, principalmente se você vai no início da tarde. A última vez que fui, fiquei assustada com o tamanho da fila.

Depois de comprar o ingresso, você vai subir por uma passarela/túnel, onde já vai começar a se sentir dentro do clube azulgrená, com painéis com fotos e desenhos dos jogadores. Logo que você entra no museu, tem uma parte bastante histórica, lotada de troféus, itens raros e únicos que fazem parte da história de mais de cem anos do clube, como carteirinha de sócios, camisas, chuteiras e bolas antigas. Nessa parte, você vai ver muita coisa relacionada à época da ditadura espanhola, quando os catalães eram duramente perseguidos e, inclusive, um presidente do clube foi executado. Houve um período que o Camp Nou era o único lugar onde o catalão era permitido. (Está começando a entender a importância do clube para a região?).

Ah, aqui você também vai poder ver bolas de ouro (ou réplicas?) e chuteiras de ouro que o Messi ganhou nesses anos de Barça. É bem legal.

Logo depois, é hora de conhecer o estádio em si. Aviso: se você não usar o elevador, vai subir muitas escadas. Nessa parte, dá para conhecer lugares bem legais, como a zona mista (onde os jogadores dão entrevistas depois dos jogos), o vestiário dos visitantes (é bem grande, tem uma banheira enooorme), espaço dos camarotes, a sala de coletivas de imprensa, as cabines de imprensa (é muito alto), uma pequena parte da arquibancada e, claro, chegar pertinho do gramado e dos bancos de reservas.

Ah, e enquanto você desce no túnel pelo qual os jogadores entram em campo, ainda vai ouvindo o hino do clube e gritos de torcida, para se imaginar como um deles. É muuuito legal. Repare que do lado direito do túnel tem uma pequena capela. Quem será que vai ali?

Finalizado esse tour, hora de subir as arquibancadas e ir para a área multimídia da experiência. São várias mesas interativas, onde quem gosta de futebol pode passar horas e horas assistindo a um milhão de gols e jogadas importantes do Barça. Dá para ver o primeiro gol do Messi, o do Ronaldinho e até Pep Guardiola quando gandula, pra citar alguns dos vídeos. Tem um espaço também onde você pode ouvir e aprender o hino do time em várias línguas.

A parte mais bacana e emocionante, para mim, é a de um longo corredor escuro que fica passando gols importantes das últimas temporadas vencedoras. O corredor é enorme, as imagens são enormes, o som alto. “Entra”em você. É impossível não ficar ali parado assistindo aquilo. Sério.

Depois de estar totalmente tomado pelo espírito Barcelona, você, claro, sai na loja gigantesca do clube. São três andares com todos os tipos de produtos imagináveis. De coisas para bebês e cachorros, a uniformes, canecas, chaveiros, mochilas e, pasmem, grama do Camp Nou. Dá para comprar uma camisa e pedir para colocar seu nome. Se segurem!

O ingresso para o Camp Nou Experience não é barato, como tudo turístico na cidade. O normal custa, atualmente, 25 euros. Maiores de 70 anos, crianças e grupos familiares têm preços especiais. Na minha opinião, vale cada centavo gasto.

E se programe para ficar uma manhã ou uma tarde inteirinha por lá. Na hora de planejar a sua viagem, não deixe de conferir se terá jogo ou não no dia no estádio. Isso altera o horário de visitação e, para piorar, o tour pelo estádio fica fechado. NÃO VÁ EM DIA DE JOGO. Vá na partida e, em outro dia, na Camp Nou Experience.

Quer saber como comprar ingresso para um jogo do Barcelona no Camp Nou? Link aqui!

Chegar ao estádio é muito fácil. Tem várias estações de metrô próximas, mas a que eu mais indico é a Collblanc (linha 5 – azul). Super bem sinalizada e pertinho. Mas tem também a Badal (linha 5 – azul) e a Les Corts (linha 3 – verde).

Camp Nou Experience
http://www.fcbarcelona.com.br/camp-nou
Estações de metrô mais próximas: Collblanc e Badal (linha 5 – azul)

Curiosidade – Teoricamente em agosto, começará a reforma do Camp Nou e de seu entorno. O Espai Barça (Espaço Barça) deve ficar pronto em 2021 e vai explorar ainda mais a capacidade de marketing que o clube possui.

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *