Bomba – um dos petiscos mais típicos e explosivos de Barcelona

Publicado em Comidinhas, Tradição

As tapas são uma tradição e fazem parte da cultura de Barcelona e de toda Espanha. Uma infinidade de petiscos para serem provados e degustados a cada esquina. A capital catalã tem algumas bem típicas (que já falamos aqui – links no final do post) e uma delas é a bomba.

Inicialmente conhecida como bomba de la Barceloneta (o antigo bairro de pescadores da cidade e, hoje, a praia mais visitada de Barcelona), esse petisco foi criado em uma antiga bodega da região, que até hoje existe, a Cova Fumada. Como quase todas as tapas espanholas, a bomba é bem simples: é um bolinho de batata frito recheado com carne moída de porco e que é servido, tradicionalmente, com dois molhos: aioli (maionese de alho) e um picante (normalmente, feito à base de pimentão).

A bomba foi inventada em 1955, pela avó de uns dos proprietários do Cova Fumada, a avó Maria, e tem esse nome porque um dia um vizinho do local provou o petisco e disse “Esto es la bomba” (expressão que usam aqui quando algo é muito bom). Sua origem vem de uma croqueta e a primeira versão tinha carne com pinoli. Dizem que a receita é super secreta e que apenas algumas poucas pessoas conhecem qual é o ingrediente especial que faz com que a bomba seja tão gostosa e agrade tanto.

Porém, cá entre nós, não é nada difícil cozinhar um bolinho gostoso quando se junta batata, carne moída, farinha, ovo e manteiga. E que depois de enroladinho ainda é empanado e frito? Não tem como ser ruim. Na minha opinião, a grande diferença está na qualidade dos molhos que acompanham a bomba.

Você vai encontrar essa tapa em praticamente todo bar e restaurante da cidade, cada um com sua versão, mas alguns lugares que elaboram as melhores bombas, de acordo com o Instituto Paula Otero de Pesquisa são: Cova Fumada (onde foi inventada, claro), La Bombeta, Bodega Pádua, Tapas 24 e Fábrica Moritz.

Então, já coloca na sua lista de comidas que você tem que provar quando visitar Barcelona: a bomba! Uma tapa explosiva, que vai te conquistar!

Gostou da bomba? Quer saber um pouco mais sobre a sua história? Aqui (https://culturaconectada.com/2014/01/02/la-bomba-de-la-barceloneta/), um documentário feito sobre essa tapa tão delícia.

Quer conhecer outras tapas e comidas típicas?
Fideuá
Sangría
Crema catalana
Croquetas
Calçots
Tortilla de patatas
Paella
Huevos estrellados
Gazpacho 
Jamón

Quer aproveitar a quarentena para conhecer mais sobre Barcelona?
Aprenda a fazer um dos pratos mais típicos da Catalunha: escalivada
Que tal maratonar Barcelona? Uma lista com 15 dicas de filmes, séries e doc em e sobre Barcelona
Curiosidades sobre Barcelona: uma lista com as mais interessantes
Quais os idiomas falados em Barcelona? O catalão é difícil?
Visite Barcelona de casa: lista de atrações com tour virtual

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *