Arroz negro: mais um delicioso prato típico catalão

Publicado em Comidinhas

Um dos pratos bastante típicos da Catalunha é o arroz negro. Uma comida super saborosa, perfeita para os amantes dos frutos do mar e que é um dos símbolos da comida mediterrânea. Quase todos os restaurantes da costa ou especializados em frutos do mar têm a sua versão de arroz negro. O nome vem da sua cor, claramente, mas não é porque ele é feito com o arroz de grão preto. E sim, com tinta de sépia ou lula.

O arroz negro é feito no mesmo tipo de panela que a paella (que também se chama paella) e tem ingredientes e uma preparação bastante parecidos com o irmão espanhol. Na sua composição, arroz bomba, sépia, lula, mariscos, cebola, alho, tomate, um excelente caldo de frutos do mar (aqui, chamado especialmente de moralla) e, para acompanhar, apenas um delicado aioli (maionese de alho).

De acordo com estudiosos do mundo da gastronomia, o prato surgiu na Croácia, tendo se popularizado em seguida no norte da Itália. Com o passar do tempo, deu origem ao famoso risoto al nero di sépia e, só aí, chegou na Espanha. A primeira região na qual o arroz negro se popularizou em território espanhol foi em Valência (de onde também é a mais tradicional das paellas).

Porém, ao contrário do risoto italiano, o arroz negro é um arroz seco, que sempre é preparado com apenas duas porções de líquido para uma de arroz.

Sinceramente, a primeira vez que vi, não me chamou muito atenção. Parecia muito artificial aquele arroz “tingido” de preto. Porém, depois de algum tempo resolvi ceder e finalmente experimentei. Adorei! Confesso que nas primeiras garfadas, ainda achei um pouco estranho. Mas depois todos os sabores se juntam (com o toque especial do aioli) e já é um dos meus pratos preferidos. A único problema agora é parar de comer e não terminar a refeição com a boca completamente suja de tinta de sépia.

Ah, só para destacar uma curiosidade: a tinta da lula ou da sépia é tóxica antes do cozimento. Ou seja, só depois de bem cozida, ok?

Quer aproveitar a quarentena para conhecer mais sobre Barcelona?
Aprenda a fazer um dos pratos mais típicos da Catalunha: escalivada
Que tal maratonar Barcelona? Uma lista com 15 dicas de filmes, séries e doc em e sobre Barcelona
Curiosidades sobre Barcelona: uma lista com as mais interessantes
Quais os idiomas falados em Barcelona? O catalão é difícil?
Visite Barcelona de casa: lista de atrações com tour virtual 
Conheça um petisco típico de Barcelona: a bomba
Onde correr e caminhar em Barcelona?

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *