Aitona: um bate-volta por um mar de flores

Publicado em Arredores, Outras cidades

Um lindo mar de flores cor de rosa e brancas, que você só vai conseguir encontrar durante 15 dias do ano. Assim pode ser resumido o passeio que eu e as queridas do blog Estrangeiras, fizemos no finalzinho de fevereiro, em Aitona, uma cidadezinha de 2500 moradores, que fica a 140 quilômetros de Barcelona.

Depois de terem visto fotos lindas no Instagram, elas me convidaram para ir com elas conhecer as plantações nessa época mágica do ano, quando os pessegueiros e amendoeiras florescem. É um passeio muito legal, pena que só pode ser feito entre o final de fevereiro e meio de março.

Para chegar em Aitona, de onde saem as excursões, a melhor opção é ir de carro. Foram cerca de 2h de estrada bem boa, com o nosso carro alugado. Aqui, vale uma importante dica: escolha ir pela A-2, mesmo que o Google Maps te dê outra primeira opção. Isso porque por ela, não tem pedágio nenhum (e ninguém gosta de pagar pedágio).

Os ônibus para visitar as plantações saem do Ginásio Poliesportivo de Aitona e os passeios são organizados pelo Fruiturisme, que é um projeto oficial da prefeitura, e custam 12 euros. Como é bastante concorrido, você TEM que comprar o ingresso com antecedência no site, escolhendo data e hora. Claro que durante a semana é mais vazio, então, se você puder, aproveite!

O tour é ótimo! Dura três horas e tem a opção de ser em catalão ou espanhol. Como são feitos por pessoas que moram em Aitona, eles sabem tudo da região e estão super preparados para responder as perguntas de todos. Além disso, eles conhecem cada lugar e sabem exatamente quais são as plantações que estão mais floridas no dia e renderão fotos mais bonitas.

Por isso, não vale a pena fazer uma visita aos campos por conta própria. Você vai perder muito informação bacana, pode não ver as flores mais bonitas e ainda corre o risco de ser expulso de uma das plantações, já que elas são privadas. Com o Fruiturisme, é garantia de que você não vai perder nada.

Além da visita às plantações, o ingresso inclui um passeio pela charmosa Aitona, que sai a cada 30 minutos, a partir das 11h.

Para saber exatamente quando ir nesse período entre final de fevereiro e meados de março, não tem muito mistério: é ficar acompanhando o instagram do Fruiturisme, que eles avisam por lá quando as árvores começaram a florescer e quando os passeios serão iniciados.

É um bate-volta muito legal e eu fiquei completamente apaixonada pelas paisagens. Então, se você estiver vindo para Barcelona nessa época, se planeje e vá! Vale muito, pena que só temos a oportunidade de fazer durante 15 dias do ano. Aproveite!

Reserve a sua hospedagem em Barcelona: https://www.booking.com/index.html?aid=1685443 
Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *