Aeroporto El Prat – como chegar e sair?

Publicado em Barcelona, Planejamento

Praticamente todos os voos que chegam em Barcelona descem no aeroporto El Prat, a cerca de 16 km de distância do centro da cidade. Bem diferente dos distantes Confins e Guarulhos, não?

Para sair ou ir até o El Prat, são quatro opções bem fáceis:

Táxi: claro que é a alternativa mais rápida, confortável e, por isso, mais cara, afinal de contas, te pega logo na saída do aeroporto e te deixa na porta do seu hotel. Uma corrida do aeroporto para o centro da cidade, onde a maioria dos hotéis estão, sai em torno de 30 euros. Sem trânsito, deve demorar cerca de 20 minutos. Vale ressaltar que não existe serviço especial de táxi no aeroporto (são os mesmos que andam pela cidade – carros pretos e amarelos); que o passageiro vai ter que pagar um valor a mais por mala e que existe um adicional se a corrida for a partir da meia-noite.

–  Aerobus: nunca utilizei essa opção, mas sei que muitos utilizam. É como se fosse o Conexão Aeroporto de Confins. Tem duas linhas, cada uma para um dos terminais do El Prat. Tem que ter especial atenção com relação a isso, principalmente quando você estiver pegando o ônibus para ir ao aeroporto, já que cada um vai te deixar em um determinado terminal. As duas linhas têm ponto inicial/final na Plaça Catalunya, pertinho das Ramblas, mas, no trajeto até lá, param também na Plaça Espanya e na Gran Via. Ai, você tem que avaliar qual dos pontos é mais próximo de onde ficará hospedado.

O Aerobus funciona todos os dias do ano, com os mesmos horários (http://www.aerobusbcn.com/es/), e, atualmente (janeiro 2017) custa 5,90 euros. A viagem dura cerca de 35 minutos.

metro2

– Trem: para mim, a melhor opção para ir e voltar do El Prat. O trem é moderno e bem grande, o que é muito bom para pessoas com malas, não?

O trem sai do Terminal 2, então, se o seu voo chegou no 1, você terá que pegar um ônibus do próprio aeroporto para mudar de terminal. É gratuito. O aeroporto de Barcelona é muito bem sinalizado e é só você procurar as placas indicando o trem. Só para garantir: você tem que pegar um ônibus verde, com o nome de Bustransit (tem saídas bem frequentes, mesmo de madrugada). Chegando no Terminal 2, continua sendo muito fácil. Basta seguir as placas indicando o trajeto para o trem (ou seguir praticamente todos os outros passageiros).

Para pegar o trem, você terá que comprar passagens. Minha recomendação é já comprar um T10, que dá direito a dez passagens no transporte público de toda Barcelona e custa 9,95 euros. Ou seja, para você pegar o trem para ir para o aeroporto, o bilhete normal comprado no metrô também vale. Não é necessário gastar mais com isso.

E não se preocupe porque não tem como pegar o trem errado. Ele sempre sai do El Prat com destino à Barcelona. As melhores estações para descer são Sants e Passeig de Grácia, dependendo de onde você ficará hospedado. Em ambas, ao descer do trem é só seguir a indicação das placas para pegar o metrô (e não terá que pagar outra passagem, pois o bilhete é integrado). E para ir para o El Prat, tem que ir de metrô para alguma dessas estações e procurar a indicação de onde pegar o trem (normalmente sinalizado como Renfe) e a plataforma. Fique atento porque na mesma plataforma passam outros trens que não vão para o aeroporto. Há monitores indicando horário e próximos trens.

Os trens para e do aeroporto saem de meia em meia hora e a viagem dura cerca de 20 minutos para Sants e 25 minutos para Passeig de Grácia.

– Metrô: desde fevereiro de 2016, quem chega a Barcelona pelo Aeroporto El Prat tem mais essa opção para ir até a cidade. A estrutura é excelente, bem bonita e moderna. Tanto o Terminal 1 quanto o 2 têm uma estação própria, com cerca de 3 a 4 minutos de tempo de viagem entre eles. O metrô circula com intervalos de cerca de 7 minutos, exceto em dias especiais, quando tem a frequência aumentada ou diminuída, de acordo com a demanda.

Uma das desvantagens, como em tantas outras cidades europeias, é que é necessária a compra de um bilhete especial para utilizar essa linha até o aeroporto. Custa 4,50 euros e dá para comprar em qualquer máquina ou guichê do metrô pela cidade. Vale ressaltar que não são aceitos o T-10 e os bilhetes simples.

O metrô é a melhor opção pra quem vai ficar hospedado próximo de uma das estações que a linha faz conexão (Zona Universitária, Collblanc e Torrasa). Serão, no máximo, 32 minutos de viagem do aeroporto até uma dessas estações, mais o tempo de chegar em seu hotel. Eu, que utilizo a linha 1-azul e desço em Collblanc, depois pego o metrô até minha casa, gasto cerca de 40 minutos.

Entre o metrô e o trem, o primeiro tem a vantagem de ter o tempo de espera muito menor, além de não ter que pegar um shuttle para trocar de terminal do El Prat. Agora, se você está com tempo e quer economizar, recomendo o trem porque é mais barato, já que podemos utilizar os bilhetes comuns.

Curta o Viva Barcelona no Facebook: https://www.facebook.com/blogvivabarcelona
Siga o Viva Barcelona no Instagram: @blogvivabarcelona

54 comentários para “Aeroporto El Prat – como chegar e sair?

  1. ola , Vou agora em Novembro a Barcelona e vou ficar hospedada num hotel em Ciutat Vella, que transporte acha melhor e que seja barato?
    a minha confusao e saber qual a linha tenho que apanhar de metro para chegar até la ..ou qual o melhor transporte para sair mais perto da zona que vou estar hospedada.

    beijinhos

    1. Ei Cecília! Tudo bem? Muito obrigada pela visita!
      Bom, como você vai ficar hospedada na Ciutat Vella, acredito que a melhor opção, tanto financeiramente quanto ao tempo, é pegar o Aerobus. Ele vai te deixar na Plaça Catalunya, que já praticamente na entrada da região.
      Espero que tenha sido útil! Volte sempre! Beijos

  2. Oi Paula, tudo bem? Será que vc pode me tirar uma dúvida? Saio de Barcelona dia 03/01 e meu voo é as 6:20, qual melhor opção pra chegar no aeroporto? Aerobus? Obrigada e beijão!!

    1. Ei Tatiane! Muito obrigada pela visita e comentário! Bom, depende pra onde é o seu voo. Se for para voltar para o Brasil, você tem que estar lá com 2h de antecedência, o que seria 4h20. De madrugada, infelizmente, a única opção é realmente o táxi. Agora, se for para outro país europeu, você tem que estar às 5h20, o que dá a opção de você pegar o Aerobus de 5h (o primeiro do dia). Você chegaria no aeroporto por volta das 5h35 e ai dá tempo para o voo. Espero que tenha ajudado! Beijos e volte sempre!

  3. Olá, tudo bem? Meu voo de Lisboa para Barcelona chega 23:59, o aerobus funciona até que horas? Obrigada pelas informações

    1. Ei Nicole! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Bom, se você chega no Terminal 1, o último Aerobus sai às 1h05. Já do Terminal 2, às 1h. Ou seja, você consegue pegar ele sim! Espero que tenha ajudado! Volte sempre! Beijos e boa viagem!

  4. Olá, excelente o seu blog… Por favor, irei ficar no Ciudad Condal Paseo de Gracia, na Mallorca, 255, Eixample. Pode me dizer o melhor transporte sem ser o táxi? Metrô não tenho muito o hábito de pegar. Me ajude?

    1. Olá Wanda! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Que bom que gostou do blog. Bom, acho que para você sair/chegar do aeroporto, a melhor opçao será mesmo o Aerobus, descendo na Plaça Catalunya, que está perto do seu hotel. Nessa página http://www.aerobusbcn.com/es/horarios você consegue ver os horário e preço! Já para andar pela cidade, recomendo muito o metrô (porque vai a praticamente todas as atrações turísticas e é muito fácil de usar). Espero que tenha te ajudado! Abraço!

  5. Olá que blog legal! Parabéns! Bom ficarei em Barcelona 3 dias, ainda não sei onde hospedar. Gostaria muito de uma informação, pois de Barcelona irei pra Porto. Sei que a opção mais rápida é voo. Qual estação para ir do centro de Barcelona até o aeroporto? Desde já agradeço

    1. Ei Sandra! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! A melhor opção para ir de Barcelona para Porto realmente é de avião. Menos de 2h de voo e companhias lowcost fazem a rota. Do centro de Barcelona até o aeroporto, acredito que o melhor transporte seja o Aerobus porque sai da Plaça Catalunya (bem no centro) e te deixa no seu terminal no aeroporto. Se quiser ir de metrô, tem que pegar a linha azul (estação Diagonal) e seguir até a estação Collblanc. Depois, trocar de linha para a L9 Sud, que te deixa nos terminais. Se tiver mais alguma dúvida, me fale. Volte sempre! Abraços!

  6. Boa noite! Muito boa a explicação, só fiquei com uma dúvida: sairei do aeroporto até a estação Fontana (pegarei a linha 9 e depois a 3). Usando esse bilhete especial do aeroporto, poderei fazer essa baldeação sem comprar um novo bilhete?

    1. Ei Aline! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Isso mesmo! Com esse bilhete especial do aeroporto, você não precisará comprar outro quando trocar de linha! Volte sempre! Abraço!

  7. Olá, Paula! Chegaremos em Barcelona as 19h25 e precisaremos ir direto para a cidade de Lleida. O horário do último trem para lá é as 21h50, saindo da estação Sants. Por sua experiência, você acredita que dará tempo fazermos o desembarque e o translado entre o aeroporto e a estação nesse intervalo de 2 horas e 25 minutos? Grata!

    1. Ei Leila! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Acredito que seja possível pegar esse último trem para Lleida. Do aeroporto até Sants são menos de 30 minutos. É bem rápido. O que eu faria é já ter a passagem para Lleida comprada pra não ter que chegar na estaçao e ainda pegar fila para comprar. Se tiver mais algum duvida, me fala! Beijos e uma ótima viagem!

  8. Muito bom! Tenho avião às 6.40 da manha, e estou perto da linha santa eulalia do metro, (cerca de 3 estações da praça de espanya), como recomendas que va?

    1. Ei João. Tudo bem? O blog estava de férias, mas acabou de voltar! Hehe Bom, se eu ainda puder te ajudar… Nesse horário, melhor opção é a mais cara mesmo, que é o táxi. Fica apertado epgar aerobus da Plaça Espanya (começa às 5h). Se tiver mais dúvidas, me fala.

  9. Bom dia!! Adorei as dicas!Vou dia 5/9 …teremos um dia inteiro de espera da conexão em Barcelona. Das 8:00 até 23:00. Qual melhor opção de roteiro para conhecer os pontos principais? Como vamos entre 3 pessoas não seria mais barato um táxi? Muito obrigada e parabéns pelo blog ! Beijosss!

    1. Mônica, obrigada pelo comentário e pela visita. Infelizmente, o blog estava de férias nesse período e não vi a sua mensagem. Espero que tenha conseguido ver a linda Barcelona. Me desculpe. Abraços!

  10. Oi Paula! Gostei muito do post, mas fiquei na dúvida com relação aos horários dos transportes públicos. A previsão de chegada de meu vôo é meia-noite, no Terminal 2, e ficarei hospedada próximo ao Hospital de Sant Pau, qual transporte me aconselharia? É possível pegar Uber no aeroporto El Prat?

    1. Ei Simone! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Então, se a sua mala não demorar para sair, você ainda consegue pegar o Aerobus (que passa de 10 em 10 minutos até 1h). Porém, você teria que descer em uma das três paradas dele pela cidade e ai pegar outro transporte. Pelo horário, as opções seriam os ônibus noturnos, mas que passam com intervalos bem grandes. O Uber em Barcelona ainda tem poucos carros e o preço não compensa tanto como no Brasil, pois é quase o mesmo do táxi. Resumindo: se eu fosse você, pegaria um táxi até o seu hotel. Deve ficar por volta de 35 euros. Espero que tenha conseguido te ajudar. Abraços!

      1. Obrigada pelas dicas, Paula! Com relação aos ônibus noturnos, vi que há linha noturna saindo do aeroporto para o centro, todos os dias, de 20 em 20 minutos. Como levarei apenas uma mala pequena, pensei em pegar essa linha noturna do aeroporto, descer na Plaça d’Espanya ou na Plaça de Catalunya, e pegar outro transporte até o hotel. Mas tenho as seguintes dúvidas: É fácil o acesso a esses ônibus noturnos no aeroporto? É seguro esperar transportes públicos nessas praças durante a madrugada? Muito obrigada pelos esclarecimentos!

        1. Ei Simone! Me desculpe pela demora, mas é que estava em um evento fora de Barcelona. Os ônibus noturnos são seguros tanto de pegar quanto de esperar. Não precisa ficar preocupada. O acesso é bem tranquilo e tem placas indicativas nos terminais indicando. O único “problema” dos ônibus noturnos é que eles, normalmente, dão muita volta pela cidade, o que faz com que demore mais para chegar no destino. Mas isso é tranquilo, né? Espero que tenha conseguido ajudar! Abraços!

  11. Olá. Parabéns pelo post. Gostaria de uma informação adicional. Você sabe se o Uber opera normalmente em Barcelona? E no El Prat, tem algum problema em usar o App? Obrigado

    1. Ei Paulo! Tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário. O Uber funciona em Barcelona há pouco tempo e com poucos carros. Além disso, a diferença de preço dele prum táxi normal quase não tem diferença. Então, resumindo: não vejo vantagem em você pedir um Uber no aeroporto, quando em todos os terminais tem muitos táxis à disposição (o que vai ser mais rápido do que esperar um carro chegar) e você não economizará pegando um Uber. Espero que tenha te ajudado. Qualquer coisa a mais, me fala! Abraço!

  12. Olá. Estarei em conexão em Barcelona e gostaria de, nas 8h que tenho na cidade, visitar alguns pontos como a catedral, Rambla e o mercado. Você poderia me ajudar indicando o melhor meio de transporte para esse dia? Se tiver dicas também do que fazer nesse horário e o melhor trajeto, ficarei imensamente grata!

  13. Boa tarde! Obrigada pelas dicas! Vou viajar para Barcelona no final de janeiro e vou ficar hospedada Passeig de la Mare de Déu del Coll, 41-51, Gràcia, Barcelona – dizem que é perto do Parque Guell e a 5min da estação de metro Vallcarca. Qual acha a melhor opção para sair do aeroporto (El prat) até lá? chego de madrugada! Obrigada!

    1. Ei Silvana! Muito obrigada pela visita e pelo comentário! Então, acho que no seu caso, a melhor opção vai ser mesmo pegar o Aerobus, descer na Plaça Espanya e ai pegar o metrô na linha verde para descer em Vallcarca. Agora, isso depende do horário da sua chegada. O Aerobus funciona das 5h35 até as 1h. Se você for chegar nesse espaço de tempo, melhor opção será pegar um táxi. Espero que tenha conseguido te ajudar. Abraços!

  14. Olá. Eu e mais 3 pessoas iremos a Barcelona já no dia 15/02. O nosso voo sai do Porto às 21:05H e chega por volta das 23:55H. Vamos ficar hospedados em “Passeig de Gràcia, 33
    Eixample /08007 Barcelona” . Que tipo de transporte nos aconselha a utilizar para chegar ao nosso hotel e também para voltar para o aeroporto dia 18. Obrigada

    1. Ei Ana! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Bom, estando em quatro pessoas, definitivamente, recomendo pegar um táxi até o hotel, no dia que vocês chegarem. A corrida vai ficar por volta de 40 euros. Se vocês pegarem o Aerobus, terão que descer na Plaça Catalunya e ainda pegar um ônibus noturno (ou um táxi) até o hotel de vocês. Agora, para ir para o aeroporto, se vocês quiserem economizar, eu iria de trem, gastando apenas um bilhete normal de transporte público. Espero que tenha ajudado. E seja bem-vinda a Barcelona! Abraço!

  15. Olá! Vou chegar em Barcelona dia 05/03 pela manhã, meu hotel fica a 400m da estação de metrô Llacuna, você poderia me ajudar em relação ao transporte até este local? Obrigada!

    1. Ei Marcia! Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Então, o mais barato, como sempre, é pegar o trem no aeroporto, descer na estação Sants e, ali, pegar o metrô na linha azul até a estação Verdaguer e mudar para a linha amarela. Tudo isso, gastando apenas um bilhete comum de transporte. Mas também tem a opção de você pegar o Aerobus, descer na Plaça Espanya e depois pegar o metrô linha vermelha até a estação Urquinaona e trocar para a linha amarela. Nas duas opções, você deve gastar cerca de 1h pra chegar no hotel. Espero que tenha te ajudado! BOa viagem e seja bem-vinda a Barcelona! Abraço!

  16. Chegamos em 3 idosos de Porto ao aeroporto de Barcelona. Aonde se dirigir para pegar a bagagem?Por favor me dê as coordenadas para que saiamos logo dali. Medo de não saber me mover num aeroporto grande.Um transfer nos espera. obrigada..

    1. Ei Joana. Tudo bem? Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Isso depende do terminal, de onde o avião irá pousar, etc. Só dá para saber na hora mesmo. Mas não se preocupe porque o aeroporto de Barcelona é muito bem sinalizado. Assim que sair do túnel do avião, vá seguindo as placas que indicarão onde as bagagens devem ser retiradas. Ai, basta achar a esteira correspondente ao seu voo (que estará indicado em uma tv em cima da esteira), pegar sua bagagem e procurar a saída. Se vocês já têm um transfer contratado, ele estará esperando por vocês. Espero que tenha conseguido ajudar. Abraços!

  17. ola, Paula! Chegando no aeroporto de Barcelona tenho que ir até à rodiaria pegar um onibus até Barbastro (Huesca).
    Como se chama a rodoviaria: Sants ou Barcelona Nord?

  18. Olá Paula… Deixei comentário no outro posto e aqui estou de novo. Sei que não é vem o assunto tratado especialmente aqui, mas gostaria de saber sobre as opções de guarda-volumes, pois chegaremos em Barcelona com bagagem de mão e mochila, pra uma escala de 12h.
    Desde já agradeço. Abraço.

    1. Ei Angélica! Obrigada pela visita e pelo comentário. O gaurda-volumes do aeroporto é bom e confiável. Já tive relatos de pessoas que deixaram lá e foi tudo tranquilo. Espero que tenha ajudado! Abraços!

  19. Ola Paula, super blog o seu .Eu vou chegar de Lisboa no dia 06 de Junho de 2019 as 16 e pouco em Barcelona e saio apenas as 23h55 de Barcelona para Mykonos.Pego o trem e devo estar de volta +- a que horas ao aeroporto?

  20. boa noite. vou chegar em barcelona as 00:20 e vou pegar o voo para porto as 12:20.
    O que posso conhecer nesse tempo, e qual o melhor meio de transporte a usar para ir a voltar do aeroporto? agradeço sua atençao

    1. Ei Carlos! Obrigada pela visita e pelo comentário. Sinceramente, acho que nesse tempo, o que você vai conseguir ver será a região perto do seu hotel. Porque seu horário de chegada é bem tarde e o horário de saída, cedo. Você tem que estar no aeroporto, no mínimo, às 11h. Para chegar até ele, vc vai precisar de, no mínimo, 30 minutos (de táxi). Então, só se você acordar muito cedo e fizer um passeio bem rápido pelo Passeig de Gràcia e Ramblas. Sobre o transporte, depende de onde vc vai se hospedar. Nesse horário, já não funcionam mais trem e metrô. Então, a melhor opção (mais barata) é o Aerobus ou táxi. E atenção, o Aerobus funciona só até 1h. Espero ter conseguido te ajudar. Abraço!

    1. Olá Tania! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Até hoje, eu nunca tinha ouvido/lido sobre esse aeroporto. Mas dei uma pesquisada e, sim, é o El Prat. Porém, há anos não se utiliza mais a expressão “transoceânico”. Estranho você ter encontrado esse nome. Hehe Espero ter ajudado. Abraço!

    1. Ei Jessica! Obrigada pela visita e pelo comentário. O Aerobus tem uma parada na Plaça Catalunya, o que facilita muito pra você. O primeiro ônibus sai às 5h e o trajeto leva cerca de 35/40 minutos. Por isso, você pode pegar o bus dependendo do destino do seu voo. Se for fora da UE, você tem que chegar com mais antecedência (mínimo 2h) e ai não dá tempo. Se for dentro da UE, pegando primeiro ônibus e chegando às 5h40 é possível. Mas cuidado com o horário. Espero ter conseguido ajudar. Abraços!

  21. Olá, boa noite, em março de 2020 iremos pra Barcelona em 4 pessoas, ficaremos hospedados no hostal Balmes centro, qual a melhor opção pra ir pro hotel, agradeço desde já.

    1. Olá Samia! Obrigada pela visita e pelo comentário. A melhor maneira depende muito do tipo de viajantes que vocês são. A única maneira direta e a mais fácil (porém, a mais cara – deve dar cerca de 35 euros) é de táxi. A maneira mais barata é pegar o trem e descer na estação Passeig de Grácia e dali ir andando ou pegar outro transporte (metrô ou ônibus). De Aerobus também é necessário pegar outro transporte público, ao descer na Plaça Catalunya. Espero ter conseguido ajudar. Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *