Exercício físico para o cérebro

Sabe aquela sensação de bem-estar físico e psicológico que você sente após praticar um exercício físico? Essa sensação deve-se aos endocanabinóides (popularmente chamados de endorfinas), que são pequenas moléculas produzidas pelo corpo durante o esforço físico. Essas moléculas ligam-se à receptores específicos no cérebro e liberam neurotransmissores do prazer e euforia. 

De forma geral, todos já sabem que o exercício físico faz bem ao corpo e a mente, mas você sabe que também pode fazer bem para sua memória? 

Foi isso que neurocientistas da Universidade de Genebra observaram em um estudo conduzido para avaliar o impacto dos exercícios físicos na memória, publicado na revista Scientific Reports

Neste estudo, os pesquisadores selecionaram um grupo de 15 homens jovens e saudáveis, que não eram atletas, e solicitaram que eles fizessem testes de memória após as seguintes condições: 

  1. 30 minutos de ciclismo moderado,
  2. 15 minutos de ciclismo intensivo (definido como 80% da freqüência cardíaca máxima),
  3. tempo de descanso.

Em cada uma dessas situações, enquanto faziam os testes de memória, os participantes eram submetidos à ressonância magnética funcional (para observar a atividade cerebral) e exames de sangue para medir os níveis de endocanabinóides. 

A análise dos resultados mostrou que o exercício físico mais intenso levava a uma maior ativação do hipocampo (a área de memória do cérebro) e do núcleo caudado (uma estrutura cerebral envolvida nos processos motores). Além disso, os níveis de endocanabinóides seguiam a mesma curva: quanto mais intenso esforço físico, mais o cérebro era ativado e apresentava um melhor desempenho. 

Essas evidências científicas abrem caminho para novas estratégias na melhoria ou preservação da memória. A atividade física é uma intervenção fácil de se implementar, minimamente invasiva e barata. Qualquer pessoa pode praticar de forma contínua e prazeirosa. 

Então que tal treinar o seu corpo e sua a memória?

Dra Júnea Chiari

Médica Psiquiatra CRM 26828

Um comentário sobre “Exercício físico para o cérebro

  1. Muito obrigado por me aproximar desses seus conhecimentos e de graça nos fortalece vamos compartilhar , que Deus te de em dobro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *