Estratégias para não sentir dores emocionais

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Quantos vezes nós usamos da bebida, das compras, do chocolate, das desculpas para não encontrar uma pessoa, para evitar um sofrimento, o medo ou uma situação embaraçosa?
Podemos usar várias estratégias para evitar perturbações. Até mesmo aquele pensamento: ” Não fui convidada para aquela festa…também eu não queria mesmo!” (mas por dentro fica arrasada e começa a desenvolver teorias para comprovar que não é uma pessoa amada, suficiente, querida). Teorias que justificam atos compulsivos e de evitação.

Fato é que quanto mais negamos nossas dificuldades, quanto mais evitamos ter uma atitude mais assertiva, mais firme, mais teremos a sensação, ou a certeza de que somos incapazes.

Ter a consciência de uma falha, um erro cometido, uma dificuldade, à princípio pode causar vergonha, frustração, mas pode nos ajudar a fazer novas escolhas, ressignificar um drama. E ainda pode ajudar a não mais ficar nos enganando, deixando a vida ser levada, assim, como uma folha ao vento.

Autoconhecimento liberta!
Eu sou Luciana Biagioni, psicóloga da clínica Vida & Mente e todos os dias vejo no consultório transformações que acontecem com pacientes que desejam tratar suas feridas e não mais anestesia-las. .
#TerapiaEMDR #VidaSemTrauma#depressão #prevençãodosuicidio#ansiedade #compulsoes
#AutoconhecimentoLiberta
#transtornoalimentar

Esta entrada foi publicada em saúde emcional. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *