Avaliação Neuropsicológica

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

Thaís Caram – Psicóloga Clínica, CRP: 04/35.247   

Mestranda em Neuropsicologia do Desenvolvimento, Formação em Avaliação Neuropsicológica. 

O que é uma avaliação ou teste neuropsicológico?

É uma avaliação sistemática da relação entre comportamento e o cérebro. É um diagnóstico diferencial, um método de exame, que avalia a integridade do funcionamento cerebral e especificar as dificuldades observadas no cotidiano a nível psicológico ou neurológico.

Essa avaliação funciona como um teste de hipóteses e que através de técnicas de entrevistas, observação comportamental e aplicação de testes normatizados para verificação dos domínios cognitivos como  a memória, atenção, linguagem e inteligência.

A avaliação responde as seguintes questões:

  • o que a pessoa tem?
  • Por que está acontecendo isso?
  • Quanto isso afeta a pessoa?
  • Como a vida da pessoa está sendo prejudicada?

 

Ela quantifica os déficits, entende as estratégias compensatórias, os impactos no cotidiano e a funcionalidade da pessoa. Com ela é possível planejar uma intervenção individualizada para cada paciente.

Público alvo: pessoas de todas as faixas etárias que apresentam questões disfuncionais no seu dia-a-dia como, por exemplo, dificuldades comportamentais, de aprendizagem, de memória ou desregulação emocional.

Tempo de duração: a avaliação dura em torno de 7 sessões, com duração de 1 hora a 1 hora e meia cada.

Na primeira sessão é realizada uma entrevista com o objetivo de conhecer a história da pessoa e entender as dificuldades por ela apresentada e hipotetizar o que está acontecendo.

Nas sessões seguintes são realizados os exames, que consistem em testes psicológicos, comportamentais e neuropsicológicos.

Na última sessão, chamada de devolutiva, ocorre a entrega do relatório que contém os resultados, a sua interpretação e impactos na vida da pessoa.

Produto da Avaliação: relatório de avaliação neuropsicológica com os resultados e encaminhamentos para o melhor tratamento.

Esta entrada foi publicada em saúde emcional. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *