A Importância da Avaliação Psicológica para a Cirurgia Bariátrica e Outras Gastroplastias

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

O momento da tomada de decisão para a cirurgia bariátrica ou outro procedimento médico para a redução de peso pode estar repleto de expectativas.

A avaliação psicológica para tratamentos de obesidade visa estabelecer o quanto esta pessoa está preparada para este procedimento do ponto de vista psicológico e emocional. Qualquer intervenção clínica com este objetivo pode interferir na qualidade de vida, quanto aos aspectos físicos, psíquico e social.

Questões emocionais geralmente estão envolvidas na obesidade, tanto na causa como na manutenção. A compulsão pela comida pode estar associada à vivências com grande carga emocional, que afeta tanto o obeso como as pessoas que convivem com ele. O fato de não comer tudo o que gostaria, ou na quantidade que gostaria, pode interferir nos relacionamentos, principalmente quando a atividade social inclui almoços ou jantares.

Quem solicita a avaliação?

O médico cirurgião encaminha o paciente que pretende realizar a cirurgia bariátrica e/ou outros procedimentos gastroplásticos para a avaliação psicológica.

O que realmente acontece na Avaliação psicológica para cirurgia bariátrica?

O psicólogo, algumas vezes um especialista em transtorno alimentar, irá avaliar se o candidato à cirurgia está psíquica e emocionalmente preparado para todo processo, além de prepará-lo para uma etapa importante em sua vida.  O processo inclui uma avaliação da dinâmica afetiva/emocional e indicadores relativos a habilidades cognitivas do paciente.

A expectativa de um corpo magro no dia seguinte da cirurgia bariátrica é irreal. Certamente, haverá mudanças na rotina que um psicólogo poderá orientar e preparar esta pessoa. Por isso tão importante quanto à avaliação psicológica para a cirurgia bariátrica é o acompanhamento psicológico após a cirurgia.

Esta entrada foi publicada em saúde emcional. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para A Importância da Avaliação Psicológica para a Cirurgia Bariátrica e Outras Gastroplastias

  1. Márcio Correa Teixeira disse:

    Parabéns pelo trabalho, grandiosa Dra. Cristianne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *