Skip to main content
 -
Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Atualmente, é articulista no portal Simi (Sistema Mineiro de Inovação), ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e professor de jornalismo no Uni-BH e no MBA do IEC PUC Minas nas áreas de Inbound Marketing e E-commerce. Contato: VISITE MEU SITE: www.alyssonlisboa.com.br Whatsapp: 31 998316905. Email: alyssonlneves@gmail.com

Você sabe a diferença entre líder e chefe?

Alysson Lisboa

O líder é aquele que ensina. O chefe é aquele que acha que já sabe o suficiente. O chefe impõe o que quer e as coisas precisam sair do seu jeito. Ele não aceita ser incomodado nem questionado. Acha que todo mundo disputa com ele ou quer tomar seu lugar. Já o líder, não. O líder tem o seu lugar no coração dos funcionários. É humano, empático, olha para as pessoas e as escuta. O chefe olha para a gente, vê números e fecha os ouvidos. O chefe olha de cima para baixo; o líder, de dentro para fora.

A diferença entre chefe e líder pode estar relacionada também à saúde dos subordinados. O líder, quando chega, aglutina as pessoas, todas querem ficar por perto, se alegram e rendem mais no trabalho. O chefe, por sua vez, espanta, afasta, amedronta e faz adoecer. O líder perpetua a verdade; o chefe gosta da intriga. O líder multiplica; o chefe, subtrai. Nas empresas, é comum ainda a figura do chefe que não consegue ver além das montanhas. Que se baseia em caixas quadradas e uniformes. O líder perpassa, senta no canto da mesa, oferece um café e fala da vida.

O líder tem uma batuta leve, quase invisível, como no TED de Itay Talgam. No vídeo, o palestrante utiliza como exemplo vários maestros para diferenciar o líder daquele que impõe. Um ajuda na condução; o outro exige a melhor nota. O maestro não tem subordinados. Cada um com seu instrumento tem autonomia para criar e desenvolver sua música. Sob a batuta de um chefe, a criatividade fica escondida, com medo e o silêncio impera.

O líder tem adeptos. O chefe, súditos. Liderar é divertido, chefiar é rotineiramente chato. O líder tem uma fala transparente. que flui no tempo. O chefe gosta do relógio de ponto. O líder não se intitula um líder, o chefe precisa reforçar sua patente – o tempo todo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mas qual é o papel do líder nas empresas do século 21?

O que vai diferenciar empresas umas das outras no mundo competitivo que estamos vivendo? Com certeza é a liderança. Fica fácil perceber a diferença entre líder e chefe no mundo, quando olhamos para as empresas que estão nascendo.

Já faz um tempo que conheço de perto as startups de Belo Horizonte. Entrevistei algumas vezes Israel Sálmen, da Méliuz. Conheço o Márcio Motta e a Fernanda Campos, da Monetizze. Muitos colaboradores dessas empresas já foram meus alunos no IEC da PUC Minas e fica fácil perceber, ao indagá-los sobre seus líderes, um olhar de admiração e respeito.

Crescem empresas com hierarquias horizontais, caem as empresas com hierarquias verticais. Subordinação, penalização, pressão e medo estão dando lugar a empresas que nem salas ou divisórias têm. Todos almoçam juntos e todos trabalham por resultado. Por outro lado, algumas empresas, por mais incrível que pareça, ainda elegem a exaustão como bandeira.

O líder está lá para fazer a diferença e não números. O resultado vem na sequência. Quem vai sobreviver no mundo dos negócios exponenciais precisa ver as pessoas como parceiros, e não apenas como mais um número dentro da empresa. O líder quer mudanças e é ávido por crescimento, inclusive o crescimento intelectual de seus colaboradores. Agora, uma pergunta final: Sua empresa tem uma biblioteca disponível com livros novos e inspiradores? Ou sua empresa ainda acha que quanto mais o funcionário aprender, maior o risco de ele ir embora?

vidadigital

Jornalista, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *