Skip to main content
 -
Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Professor e coordenador de Pós-graduação no IEC PUC Minas nas áreas de Marketing, Gestão e Vendas. VISITE MEU SITE: www.etcdigital.etc.br Marque uma consultoria pelo whatsapp: 31 998316905. Email: alysson@etcdigital.etc.br

Leitura da íris é a solução para a segurança dos smartphones?

Novo Galaxy Note 7 tem recurso para escanear a íris. Segurança para proteger dados

Novo Galaxy Note 7 tem recurso para escanear a íris. Segurança para proteger dados

O que aconteceria caso seu celular não tivesse nenhuma senha de segurança e você o perdesse agora? Já parou para pensar nisso? Além de imprescindível para nossas vidas nos dias de hoje, o smartphone armazena milhares de fotos de família, arquivos e dados bancários que podem causar um enorme estrago caso sejam violados.

Pensando nisso, a cada novo smartphone lançado a questão da segurança se torna o ponto central. Parece que proteger o usuário de smartphones tornou-se obsessão para os fabricantes de celulares. A última novidade é o leitor de íris que a Samsung apresentou ao mercado. O sistema de leitura pela íris vai facilitar a aprovação de transações bancárias via smartphone. O aparelho tem previsão de chegada no Brasil para o final do mês.

A empresa já havia lançado o recurso biométrico para a segurança dos smartphones da família Galaxy. Um vídeo que viralizou na internet mostrava o namorado escaneando o dedo da namorada, que dormia, para liberar o acesso ao telefone. O escaner da íris impede esse tipo de falha e amplia ainda mais a segurança dos aparelhos. Mas será que estamos realmente seguros?

Malware é invisível aos olhos

Segundo pesquisa realizada pela Kaspersky em 2015, o Brasil é o sexto país em número de ataques. Nos smartphones, o sistema operacional Android é o mais atingido e estima-se que cerca de 10% do aplicativos no Google Play tem algum tipo de malware. Para evitar o risco de ataques, o ideal é evitar a instalação de aplicativos suspeitos.
Mas como saber qual app é confiável? Existem alguns sinais que podem ajudar a identificar, como ler as opiniões de quem já baixou o aplicativo. Outra observação importante é ficar atento às solicitações e acessos que o aplicativo reivindica no momento da instalação. A lista de solicitações é geralmente grande nos aplicativos maliciosos.

vidadigital

Jornalista, professor IEC Puc Minas, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *