Skip to main content
 -
Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Professor e coordenador de Pós-graduação no IEC PUC Minas nas áreas de Marketing, Gestão e Vendas. VISITE MEU SITE: www.etcdigital.etc.br Marque uma consultoria pelo whatsapp: 31 998316905. Email: alysson@etcdigital.etc.br

Plataforma de aprendizagem da ioasys promete levar modelo educacional inovador e transformar organizações

Empresa do Grupo Alpargatas atua no segmento de inovação há mais de 10 anos e traz a cultura organizacional do futuro para os que desejam se adaptar

O autor do best-seller norte-americano Alvin Toffler já afirmava: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não sabe ler ou escrever, mas aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender”. Para a ioasys, empresa de inovação integrante do Grupo Alpargatas, isso não é novidade, afinal, como especialista em soluções tecnológicas, tal conhecimento faz parte de seu dia a dia. A novidade é que, agora, a ioasys amplia a abrangência de seu propósito de transformar a sociedade para o âmbito da educação empresarial. Neste mês de janeiro é lançada oficialmente a plataforma de aprendizagem Astro, que oferece soluções em educação voltadas para o mercado B2B com o objetivo de capacitar e acelerar a transformação das organizações e pessoas por meio do desenvolvimento de soft skills e programas compostos por temas atuais.

Equipe da Ioasys: Ferramenta produz atitudes criativas, inspiradoras e inovadoras, essenciais no contexto atual das organizações
Equipe da Ioasys: A metodologia potencializa atitudes criativas, inspiradoras e inovadoras, essenciais no contexto atual das organizações

“Somos nascidos de uma empresa genuinamente ágil e entendendo que, para se destacar no mercado, é preciso desenvolver essas habilidades, nos questionamos: e se aplicássemos a mesma abordagem ágil e enxuta à aquisição de conhecimento e ainda buscássemos extrair ainda mais valor ao que aprendemos?”, conta Isabella Fonseca, Head de Ágil da ioasys. E foi assim que surgiu a Metodologia de Aprendizagem Astro, criada para gerar profundas mudanças em modelos mentais de comportamento e modelos de negócios. “Trouxemos para nossa metodologia de aprendizagem o Agile Learning, ou Learning Agility, um método que envolve desaprender informações que não são mais úteis e retirar de treinamentos, cursos e programas todo excesso, focando nas informações mais valiosas de forma incessante e colaborativa. Isso produz atitudes criativas, inspiradoras e inovadoras, essenciais no contexto atual das organizações”, explica.

Para os mentores à frente dos cursos, essa é a maneira mais eficaz de colocar em prática o famoso lifelong learning, que visa manter as pessoas qualificadas ao longo de toda a carreira, mas ressaltam, “não é sair em busca de volume de informação, é buscar aprender de forma inteligente, é isso o que chamamos de Agile Learning”.

Educação disruptiva

Na prática, utiliza-se o conceito de Sala de Aula Invertida através da disponibilização de conteúdo assíncrono prévio às aulas interativas (online ou presenciais). Os professores sugerem imersão em conteúdos como vídeos, podcasts, artigos, estudos de caso, infográficos, e-books, TEDs, entre outros que proporcionarão uma preparação para um formato de aprendizagem baseado em problemas. “O produto do aprendizado não é mais definido por um expert. Ele emerge quando novas situações e desafios do mundo atual surgem ao longo das aulas criando micromomentos. Isso torna os alunos mais receptivos a novas ideias, à cocriação do novo cenário desejado, procurando respostas, tomando decisões em time, descobrindo e também promovendo releituras de soluções previamente discutidas em sala de aula. São momentos que estimulam o aluno a experimentar, arriscar e aprender por meio da investigação, reflexão e criação colaborativa de possíveis soluções aos desafios”, conta Isabella.

Como não poderia ser diferente, trata-se de um modelo educacional disruptivo no qual o aluno é a chave do seu próprio processo de aprendizagem, com práticas e exercícios que desenvolvem a mudança de comportamento. “Tudo é construído através da troca de experiências e diálogos em ambiente que permite vivenciar o que está sendo aprendido, uma construção conjunta e contínua. Com isso, os alunos respondem melhor às mudanças do mercado e impactam positivamente os negócios”, explica ela.

As principais características são: aprendizagem contínua, interativa e incremental; coloca as pessoas no centro; ciclos rápidos de desenvolvimento colaborativo; conteúdos curtos – microlearning; aprendizado em grupo; aprendizagem just in time – sem desperdícios; autodireção e autonomia do aluno; valor para a organização e pessoas.

Abordagem psicológica

A metodologia foi estruturada levando em consideração os modelos mentais de comportamento, produzindo trilhas de aprendizado capazes de reduzir as barreiras de quebra de conduta, conforme explica Carolina Guimarães, Innovation Lead na ioasys e professora do curso de Design System. “Grande parte dos nossos comportamentos são aprendidos e repetidos ao longo da vida. Para romper com esse padrão, é preciso uma abordagem psicológica, em que as informações façam sentido não apenas para os altos cargos, mas para toda a equipe. O aprendizado precisa ter sentido ou significado suficiente a ponto de gerar essas transformações que, por si só, costumam ser dolorosas e gerar desconforto”, diz Carolina.

Exemplo disso é o sistema de recompensa criado por meio de gamificação, que traz “situações de jogo” para dentro da sala de aula. “Utilizamos conceitos como o merit money, uma prática do management 3.0 de recompensa e reforço de atitudes e comportamentos saudáveis no ambiente de trabalho, disponibilizando prêmios através de produtos cadastrados”, revela Carolina.

Ao final, a principal e mais tangível entrega para a organização é a “carta ao futuro”, que é construída ao longo das aulas pelos alunos e traz um plano de ação inicial. Para Isabella, “é o resultado da jornada de aprendizado personalizada, construída com foco na solução de problemas reais, por isso, o programa pode ser considerado não só uma plataforma de educação corporativa, mas também uma mini-mentoria, direcionada às necessidades daquela empresa e daquela turma”.

Portfólio

Alguns dos programas que integram o portfólio são, no âmbito da Agilidade: 1) Mindset Ágil – Penso, logo existo: o mindset e a atitude que impactam pessoas e organizações; 2) Metodologias Ágeis – Como escalar negócios e engajar pessoas por meio das práticas ágeis. Em Design: 1) Design System: Crie ecossistemas digitais escaláveis; 2) Design Digital com Figma: dominando o Figma para trabalhar com produtos digitais. No âmbito de Gestão: 1) Management 3.0: forme equipes com competências e habilidades para o mundo complexo; 2) RH Ágil: Darwin tem razão – sobrevive o que melhor se adapta às mudanças. No universo da Inovação, o curso Transformação Digital – transformar é reinventar, é estratégia, planejamento e, principalmente, execuções. Já em Tecnologia, o curso Data Driven: transforme dados em vantagem competitiva para sua organização.

Os interessados em contratar ou buscar mais informações, podem fazê-lo por meio do site: www.goastro.com.br

vidadigital

Jornalista, professor IEC Puc Minas, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *