Skip to main content
 -
Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Professor e coordenador de Pós-graduação no IEC PUC Minas nas áreas de Marketing, Gestão e Vendas. VISITE MEU SITE: www.etcdigital.etc.br Marque uma consultoria pelo whatsapp: 31 998316905. Email: alysson@etcdigital.etc.br

Os livros que inspiram startupers do San Pedro Valley

O que inspira um empreendedor? Boas histórias, exemplos de inovação ou bibliografias de gente que deixa sua marca no mundo? Na verdade, é tudo isso somado. A primeira dica de todo empreendedor é ler muito. Quanto mais conhecimento sobre o tema, melhor. Conhecer casos de sucesso e fracasso ajudam na hora de pensar estratégias para os projetos e evitar erros comuns. Pedro Vasconcellos, da Beer of Coffee, uma das empresas aceleradas no Seed, destacou a importância da leitura na caminhada empreendedora. O simi perguntou a 10 empreendedores mineiros quais livros são indispensáveis para quem quer começar uma startup. Confira as precisas dicas e, claro, boa leitura! O livro O Lado Difícil Das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas, de Ben Horowitz foi o mais indicados pelos empreendedores consultados.

o lado dificil 2

Confira a lista completa dos livros:

Indicados por Matt Montenegro, CEO BarbaRuiva.com

• O Lado Difícil Das Situações Difíceis: como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas

Ben Horowitz

O livro fala do grade desafio que é empreender. As experiências de como lidar com a incerteza, contratações, time e família. As histórias contadas no livro são muito preciosas.

A publicação também foi indicada por: Victor Salles (Hekima); Israel Salmen (Méliuz); Pedro Vasconcelos (Beer or Coffee) e Vitor Peçanha (Rock Content)

• Reinvente Sua Empresa – Mude Sua Maneira de Trabalhar.

Hansson,David Heinemeier e Jason Fried

Para mim é o livro que melhor descreve como é empreender no cenário das startups. A publicação mostra a realidade e deveria ser o livro de cabeceira de qualquer empreendedor.

• O Poder do hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios
Charles Duhigg

Para empreender é necessário disciplina e muito foco. Controlar nossos hábitos, melhorá-los e criar novos. Esse livro é uma ótima leitura por isso.

Indicados por: Victor Salles, cofundador da Hekima

• De Zero a Um
Peter Thiel

É um livro que conta sobre uma estratégia para montar uma startup sob a ótica de criar monopólios e construir um futuro que ainda não existe. A publicação da diversas lições importantes do empreendedor que fundou startups como o Pay-Pal e Palantir.

• Criatividade S.A.
Ed Catmull

Conta a história da Pixar e como um bom time é o maior ativo de qualquer startup. Esse livro é um dos pilares que seguimos aqui na Hekima.

Indicados por: Israel Salmen, CEO da Méliuz

• Sonho Grande
Cristiane Correa

O livro conta a história de três empreendedores: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. A publicação relata o modelo de gestão implantado por eles baseado em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

• Satisfação Garantida – No Caminho do Lucro e da Paixão
Hsieh,Tony

O livro é quase um mantra que espelha bem a cultura da Méliuz. Construir o negócio com “sangue nos olhos”. O livro é um manual de como ser um empreendedor apaixonado pela sua empresa e encontrar o que lhe faz feliz e motivado.

Também indicado por: Ruhan (Nexer) e Max Oliveira (Max Milhas)

Indicados por: Gibram Raul, CEO da startup Netbee

• Oportunidades Disfarçadas
Carlos Domingos

O livro nos mostra várias situações “disfarçadas” as quais permitiram o surgimento de diversos negócios gigantes como Bombril, jogo Banco Imobiliário, calça jeans e inúmeras outras. O livro mostra como os idealizadores puderam aproveitar estas oportunidades em grandes momentos de crise.

• O Vendedor de Sonhos
Autor Augusto Cury.

O livro conta a história de um professor tentando pular do alto de um prédio. Tudo se transforma quando um mendigo entra na história e faz a interlocução com o professor.

• Vai lá e faz
Autor Tiago Mattos

Está bem empregado ou empreendendo, porém está triste com algum fator interno? Este livro é para quem precisa encontrar um propósito na vida. Seja como empreendedor ou como outro tipo de profissional.

Indicados por:  Ruhan Bidart, diretor de operações da Nexer

• The Millionaries Fastlane
MJ DeMarco

A forma como a pessoa pensa nas coisas e na própria vida é o que faz dele um empreendedor! Este livro quebra com a forma de pensar a “segurança” tradicional e mostra o porquê você deve continuar com seus ímpetos de empreendedor, saindo da “slowlane” para a “fastlane”.

• The 50th law
50 Cent e Robert Greene

Quem decide empreender tem que dar um passo para trás e remover uma coisa de sua vida: medo! Tudo no empreendedorismo é incerteza e o medo nos impossibilita de tomar as decisões corretas e mais arrojadas. Este livro, escrito em parceria com o rapper 50 Cent, é um guia contra o medo. Você deve valorizar, ao máximo, o que você tem de melhor.

• Novos Negócios Inovadores de Crescimento Empreendedor No Brasil
Silvio Meira

Para quem quer empreender em terras tupiniquins este livro deveria ser um must read. O autor, Silvio Meira, é um pesquisador muito respeitado principalmente por conta da idealização do Porto Digital, no Recife.

Indicados por:  Pedro Vasconcellos, CEO da Beer of Coffee

• Abundância – o Futuro É Melhor do Que Você Imagina
Kotler, Steven; Diamandis,Peter H.

O livro abre bastante a cabeça para o momento em que estamos vivendo no mundo e as oportunidades que temos pela frente. Ele ajuda o empreendedor a ter uma visão mais ampla sobre seu negócio e oportunidades.

• Hooked
Nir Neyal

Empreendedores de startups devem fazer produtos que as pessoas amem, como diz o Paul Graham. O livro ajuda a pensar e agir em todos os processos que fazem com que as pessoas admirem um produto. Isso possibilita que as empresas se tornem sustentáveis.

Indicados por: Max Oliveira, sócio-fundador da MaxMilhas

• O Livro Negro do Empreendedor
Fernando Trias de Bes

Por que apenas 5% das empresas conseguem sobreviver após 5 anos? A publicação tenta decifrar esse fenômeno e mostrar o motivo das empresas fracassarem. Nascido em Barcelona, o autor que já escreveu outros 15 livros. Ele é economista e também professor.

• The EQ Edge: Emotional Intelligence and Your Success
Steven J. Stein e Howard E. Book

Os autores, ambos envolvidos com pesquisa nas áreas médicas, apontam caminhos para explicar o sucesso e levantam alguns comportamentos para isso. O livro tenta responder: O que é mais importante a inteligência emocional ou o quociente emocional?

Indicados por: Vitor Peçanha, CEO da Rock Content

• Pensar Rápido e Pensar Devegar
Daniel Kanemann

O pesquisador é um dos mais importantes pensadores do século 21 e discute sobre a tomada de decisões e sua racionalidade. É um livro de psicologia comportamental.

• Como fazer amigos e influenciar pessoas
Dale Carnegie

O livro, que já vendeu mais de 50 milhões de cópias é um clássico indispensável para quer quer aprender um pouco sobre a arte dos relações interpessoais. O autor mostra a história de ilustres como Henry Ford e Abraham Lincoln.

Texto originalmente publicado em: www.simi.org.br

vidadigital

Jornalista, professor IEC Puc Minas, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *