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Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Professor e coordenador de Pós-graduação no IEC PUC Minas nas áreas de Marketing, Gestão e Vendas. VISITE MEU SITE: www.etcdigital.etc.br Marque uma consultoria pelo whatsapp: 31 998316905. Email: alysson@etcdigital.etc.br

O que sua marca pode aprender com a Juliette

Crédito: João Cotta

Fechar contratos acima de R$ 4 milhões em poucos dias e conquistar mais de 31 milhões de seguidores no Instagram não é para qualquer um. A gente sabe que a visibilidade do Big Brother Brasil também contribuiu muito para alavancar a carreira de Juliette, mas existem algumas características da artista que podem ajudar você a pensar melhor sobre sua marca e, quem sabe, conquistar também uma legião de fãs, além de muito dinheiro.

Duas características são marcantes na campeã do BBB21: carisma e capacidade de fazer conexões. Algumas pessoas conseguem, pelo olhar, se conectar mais profundamente umas às outras. E Juliette tem isso. Carisma e influência andam juntos e, apesar de serem características humanas, podem ser transportados para as marcas. Para que seja possível influenciar pessoas, é necessário construir e participar de uma história verdadeira, envolvente e, claro, buscar conexões potentes que possam agregar valor à sua marca.

Um bom caso que mostra esse tipo de envolvimento veio de uma história de dois supermercados narrada no feed do Facebook. Nela, Luciana, cliente do Mambo, foi surpreendida ao visitar uma loja do Pão de Açúcar. Ela encontrou um carrinho adaptado, desse modo ela poderia levar seu filho especial para fazer compras com ela. A cliente enviou uma mensagem no Facebook como sugestão para que o Supermercado Mambo adquirisse o carrinho. O Pão de Açúcar, então, entrou na conversa se posicionando: “Estamos muito felizes em poder compartilhar essa ideia com vocês, Supermercados Mambo. Mandem uma mensagem privada pra gente. Esse é o único carrinho adaptado homologado no Brasil. Vamos passar os contatos do nosso fornecedor!“, afirmou a rede. Nesse momento, a marca mostra sua influência e empatia. É preciso alinhar-se a outras marcas para propósitos maiores e solução de problemas que vão muito além das vendas.

Outras duas características importantes da Juliette que podem ser observadas são a verdade e a transparência. Ela é sempre muito clara em seus posicionamentos e crenças. Quando mostramos nossos pontos-de-vista, damos aos outros a possibilidade de nos conhecer verdadeiramente. Ao contrário, muitas marcas trabalham em uma dinâmica de distanciamento com os clientes e evitam se posicionar. Hoje em dia, isso pode demonstrar fraqueza e insegurança, refletindo, consequentemente, na queda das vendas e no afastamento gradual da marca.

Nas redes sociais, é preciso mostrar-se por inteiro e construir uma narrativa que contemple, não apenas o lado glamouroso da vida, mas também mostre sensibilidade em uma narrativa constante. Escolha uma rede social que permita uma conexão mais direta com a sua audiência. Aprenda a dialogar, ouça mais e permita-se errar, afinal, na vida real somos assim. 

vidadigital

Jornalista, professor IEC Puc Minas, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

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