Skip to main content
 -
Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Atualmente, é articulista no portal Simi (Sistema Mineiro de Inovação), ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e professor de jornalismo no Uni-BH e no MBA do IEC PUC Minas nas áreas de Inbound Marketing e E-commerce. Contato: VISITE MEU SITE: www.alyssonlisboa.com.br Whatsapp: 31 998316905. Email: alyssonlneves@gmail.com

De olho no futuro, Oi lança solução integradora de tecnologia

A busca crescente por uma conexão de alta velocidade somada à conexão exponencial de dispositivos conhecidos como IoT demandam esforços arrojados das operadoras de telecomunicações 

Alysson Lisboa/São Paulo/SP

Desde o surgimento da Internet, idealizada por Tim Berners-lee no final da década de 1980, a transmissão de voz e dados vêm sofrendo constantes mudanças e uma demanda crescente. Quarta-feira passada (4/12), a operadora Oi lançou em São Paulo seu novo portfólio de produtos, a Oi Soluções. Tal posicionamento é fundamental porque o crescimento de sensores conectados à internet (IoT), profusão de dados e novas tecnologias vêm se mostrando crescimento exponencial nos últimos anos. Isso obriga que as grandes operadoras realizem mudanças cada vez mais profundas em seus modelos de negócio.

Abrangência é fundamental

Espectro, dados, serviços e fibra ótica passam a comandar os novos planos da operadora que atua fortemente no mercado corporativo e governamental, A Oi atende hoje mais de 57 mil empresas atuando em 5,5 mil municípios do Brasil e já distribuiu 376 mil quilômetros de fibra ótica. Os planos da Oi são ambiciosos. Ela quer sair do patamar de 13% de representação no mercado corporativo para mais de 30% até 2024. A Oi passa a comercializar ferramentas de análise de dados, conectividade de voz, computação em nuvem para empresas e reconhecimento facial.

Integração de sistemas e IoT são a bola da vez

Durante o evento realizado no Palácio Tangará, Rodrigo Shimizu, Diretor de Marketing da Oi Soluções apresentou o Gestão Digital 360º, um sistema integrado que desenvolve soluções de Conectividade, TI, Segurança e Negócios. Visitei o Centro de Operações e Controle da Oi, dentro do Comic Con Experience 2019 (CCXP19), e foi possível perceber a dimensão do projeto, bem como a integração entre sensores, internet de alta velocidade e segurança de dados. A executiva chefe da Oi, Adriana Viali trouxe os números da empresa e o foco em trabalhar com armazenamento na nuvem e tráfego de dados.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Independente do mercado e do tamanho da empresa, extrair dados para gerar inteligência e, consequentemente, ajudar na tomada de decisão será o divisor de águas entre negócios promissores e duradouros e negócios obsoletos. Não basta apenas coletar dados ou digitalizar os documentos das empresas, será preciso perceber padrões, gerar respostas automáticas e tirar do comportamento dos dados, soluções que tornem a tecnologia quase invisível em nosso cotidiano.

O volume de dados trafegados pela empresa hoje é 3,5 bilhões de minutos de voz e 3,8 bilhões de mensagens de texto. O volume de dados chega perto de 770 PB (petabytes) por mês. Para entender um pouco o que isso significa, é como se fossem consumidos algo correspondente a 308 milhões de filmes em qualidade Full HD todos os meses.

vidadigital

Jornalista, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *