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Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Atualmente, é articulista no portal Simi (Sistema Mineiro de Inovação), ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e professor de jornalismo no Uni-BH e no MBA do IEC PUC Minas nas áreas de Inbound Marketing e E-commerce. Contato: VISITE MEU SITE: www.alyssonlisboa.com.br Whatsapp: 31 998316905. Email: alyssonlneves@gmail.com

Cinco dicas para você melhorar sua presença nas mídias sociais

Marketing Digital Alysson Lisboa
Marketing Digital Alysson Lisboa

Fazer posts diários, memes, interagir com a audiência, criar vídeos e stories o tempo todo e tudo isso para gerar pouca interação e vendas? Parece que cada dia que passa fica mais difícil gerar relevância nas mídias sociais, não é mesmo?

Esse é o efeito colateral quando trabalhamos baseados no comportamento do algoritmo (do Facebook e Instagram) que mudam ao sabor do vento. Clientes e parceiros estão sem saber o que fazer para gerar mais relevância nas redes sociais. Este texto tem como objetivo ajudar você a tomar algumas medidas que podem ampliar a abrangência do conteúdo e, assim, trazer uma maior audiência para a sua marca.

AQUI ESTÃO CINCO PONTOS QUE CONSIDERO IMPORTANTES.

  1. Primeiro ponto: Você precisa parar de utilizar, deliberadamente, desenhos e ilustrações em seus posts. O que converte mais são imagens de figuras humanas e vídeos, é claro. Pessoas em situações do cotidiano engajam bem mais. Saiba que não é preciso ser um fotógrafo profissional, basta que seja uma foto espontânea e que se relacione com a sua persona.
  2. Outro fator importante que pode ampliar sua presença mas mídias sociais é ter uma descrição (no caso mais especificamente do Instagram) bem feita. Para isso você pode – e deve – inserir o conteúdo mais relevante possível com o uso de hashtags que tenham mais alinhamento com o seu negócio. Escreva também o propósito da sua marca – o motivo pelo qual seu negócio existe. Tenho certeza que fará toda a diferença.
  3. Conversar e pedir opinião para a sua audiência é a dica número três. Peça ajuda para as pessoas – elas adoram participar. Qual assunto, dúvida e até qual cor ficaria melhor para determinadas ações? Esses são alguns exemplos que você pode usar para gerar interação com a sua audiência. Já foi o tempo em que a verdade absoluta estava com a gente. Agora as marcas pedem diálogo. O memento zero da verdade ou ZMOT (sigla em inglês) reflete bem o que estou dizendo aqui. Quem decide a compra ou quem ajuda na tomada de decisão é a conversa gerada nas redes sociais. É a sua relevância ou a sua influência digital. Portanto, trazer as pessoas para um diálogo com as marcas é um ponto importante que precisa ser levantado. As pessoas adoram ser notadas.
  4. A penúltima dica é inspirada em uma frase do Steve Krug no seu livro de 2008: “Não me faça pensar” Hoje em dia, em tempos de uma profusão quase infinita de informações, telas e apelos visuais, quanto mais fácil for sua conexão e relação com o cliente, melhor. Evite formulários imensos, perguntas desnecessárias e barreiras para o cliente acessar você. Lev Manovich dizia que mais importante que a interface é sua facilidade de compartilhamento. Pense nisso.
  5. Nossa última dica fica por conta de algo que considero fundamental em tempos de baixa entrega de conteúdo via mídias sociais. Faça uma conexão com a sua audiência utilizando e-mail marketing. É poderoso, é fácil de usar e existem várias ferramentas como MailChimp, Getresponse e KlickMail que ajudam você a automatizar o disparo de email. Mas só envie o que o cliente autorizou, ok?

Para saber mais acompanhe meu podcast Transformação Digital no Spotify ou nos sites: www.alyssonlisboa.com.br e www.twoaly.com.br

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vidadigital

Jornalista, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

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