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Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Professor e coordenador de Pós-graduação no IEC PUC Minas nas áreas de Marketing, Gestão e Vendas. VISITE MEU SITE: www.etcdigital.etc.br Marque uma consultoria pelo whatsapp: 31 998316905. Email: alysson@etcdigital.etc.br

Bem-vindo ao mundo virtual e aumentado

O crescente mercado, que já fatura 1 bilhão de dólares, promete sacudir o mundo do entretenimento e educação

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Presente em diversos filmes de ficção científica como Missão Impossível e Minority Report, a realidade virtual sempre impressionou os mais aficionados por tecnologia. Há décadas, hologramas e construção de cenários virtuais ao mesmo tempo que encantam,  quebram a cabeça dos pesquisadores. Como tornar a tecnologia mais acessível? Como melhorar a resolução das imagens e deixar a experiência mais fluida?

Projetos sempre tratados como visionários nunca saíram do radar de empresas como Google, Facebook e Samsung. O ano de 2016 consolida esse novo e crescente mercado que já fatura 1 bilhão de dólares prometendo sacudir o mundo do entretenimento e da educação.

Os dispositivos que permitem um maior nível de imersão geram, ainda, confusão quanto à sua nomenclatura: realidade aumentada ou realidade virtual? Qual a  diferença entre os dois termos? Veja infográfico (abaixo).

O ano de 2016 trouxe poucas inovações aos smartphones ou aos dispositivos eletrônicos de maneira geral. Por outro lado, a Sony saiu na frente e investiu pesado em realidade virtual com o seu Playstation VR, lançado em outubro. Com certeza, os outros concorrentes do bilionário mercado dos videogames devem apresentar suas novidades em pouquíssimo tempo.

O Oculus Rift, recentemente comprado pelo Facebook e o Gear da Samsung são dispositivos de realidade virtual já disponíveis no Brasil. Atualmente, o mercado de aplicação do dispositivo é tímido, se limitando a experimentos como passeios virtuais. Dispositivos de Realidade Aumentada ganharam muita visibilidade este ano, fruto do lançamento do Microsoft HoloLens e do Google Magic Leap.

Imaginem qual tamanho terá a discussão entre os especialistas sobre o uso excessivo dos óculos de realidade virtual? Certo ou errado, a nova tecnologia não é coisa passageira e deve fazer parte do nosso cotidiano já a partir do próximo ano. No campo da educação, o uso da tecnologia pode proporcionar ao aluno um salto em qualidade jamais alcançado anteriormente. Além de aprender, o estudante poderá experimentar e interagir com objetos. Bem-vindo ao mundo expandido e uma nova realidade.

Confira infográfico:

VOCÊ SABE (2)

vidadigital

Jornalista, professor IEC Puc Minas, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

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