Skip to main content
 -
Jornalista especialista em Produção em Mídias Digitais e mestre em Comunicação Digital Interativa. Professor e coordenador de Pós-graduação no IEC PUC Minas nas áreas de Marketing, Gestão e Vendas. VISITE MEU SITE: www.etcdigital.etc.br Marque uma consultoria pelo whatsapp: 31 998316905. Email: alysson@etcdigital.etc.br

Apple Park: o sonho de Steve Jobs está virando realidade

Sonho de Steve Jobs vira realidade com o lançamento do Campus Apple Park

Steve Jobs morreu em 2011 antes de ver de pé seu projeto de construção do Apple Park

Caso Steve Jobs estivesse vivo, ele estaria realizando o sonho de ver de pé o Apple Park, complexo de prédios que vai abrigar toda a inteligência e força de trabalho da marca nos Estados Unidos. A obra já nasce com vários diferenciais, coisa comum quando o assunto é Apple, não é mesmo?

Um marco na arquitetura com seu imenso prédio circular tem o maior revestimento de vidros curvos do mundo. O complexo Apple Park vai abrigar 20 mil funcionários e terá, entre outras coisas, pomares, lagos, academia e teatro com capacidade para 1 mil pessoas. Uma preocupação da empresa é realizar uma obra que seja o marco também na questão da sustentabilidade. Cerca de 80% do espaço será coberto de área verde e toda a energia produzida por painéis solares será utilizada para consumo próprio. Jobs morreu em 2011, vítima de câncer.

O projeto consumiu US$ 5 bilhões e está sendo construído desde 2013. Nada é mais emblemático que inaugurar o complexo de prédios no mesmo ano em que a Apple comemora os 10 anos do iPhone – um divisor de águas na história dos celulares e da empresa. Jobs lançou com o aparelho uma mudança no setor que gerou impacto em toda cadeia de produção. Atualmente, telas sensíveis ao toque são uma obrigação nos aparelhos mais modernos. Seu design e facilidade de uso são perseguidos pelos concorrentes.

Apple Park
O complexo Apple Park tem previsão de inauguração já no mês que vem

Projetado para ser, segundo Jobs, o lar da inovação para as futuras gerações, o Apple Park será um lugar inspirador para funcionários e um exemplo para o mundo de que é possível aliar design e responsabilidade ambiental. A maior empresa de tecnologia do planeta tem agora o mais moderno complexo de P&D dos Estados Unidos.

Um computador com personalidade

Quando a Apple lançou o Macintosh, em 1984 (foto acima), ela introduziu não apenas um novo computador, mas inaugurou o conceito de uma interface intuitiva e totalmente diferente dos computadores da época, os PCs da IBM.

A experiência do usuário tornou-se uma regra primordial dentro da empresa. Jobs era tão preocupado com design que até os componentes internos, como chips e memórias, tinham que ter um desenho diferenciado.

A Apple, desde seus primeiros computadores, concentrou esforços no sentido de melhorar os produtos, criar novos mercados e inovar. O slogan utilizado na época do lançamento do Mac em 1984 “The computer for the rest of us” ainda é muito atual. Ele retrata o olhar da empresa na buscar por soluções que facilitam, cada vez mais, a realização de tarefas cotidianas de modo simples e prático.

O Apple Park terá área de visitação, café e loja de produtos. Um lugar para inspirar funcionários e todos os aficionados por tecnologia. Confira o vídeo produzido com drones que sobrevoam a área construída. Para conhecer mais a fundo a mente brilhante do fundador da Apple, recomendo a leitura da biografia escrita por Walter Isaacson.

Veja vídeo:

Artigo publicado originalmente em: www.simi.org.br

 

vidadigital

Jornalista, professor IEC Puc Minas, blogueiro e consultor sobre novas mídias e marketing digital. Mestre em comunicação digital interativa e especialista em produção em mídias digitais.

2 thoughts to “Apple Park: o sonho de Steve Jobs está virando realidade”

  1. Olá,

    Sou o Renato Orozco, da Associação Nossa Cidade. Você tem algum email para envio de press-release? Trabalhamos com várias questões ambientais, cidades inteligentes e tecnologias sociais e gostaria de ter seu contato.

    Att,
    Renato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *