Uso de aquecedores no inverno exige cuidados

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

A estação fria, que ocorre em algumas regiões nesta época do ano, faz com que os turistas optem por hospedagens que ofereçam lareiras em seus quartos, já que planejam ficar em um ambiente aquecido e aconchegante. Entretanto, devem ficar alertas sobre os cuidados com a utilização tanto de lareiras, como de outros tipos de aquecimento, como chuveiros a gás, aquecedores […]

Os cuidados na exploração de cavernas

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

Há alguns dias, o mundo está acompanhando a aflitiva situação de doze meninos e seu treinador, presos na caverna Tham Luang, em Chiang Rai, na Tailândia. Os garotos fazem parte de um time de futebol e têm entre 11 e 16 anos. Após intensa procura, no dia 2 de julho, o governo tailandês conseguiu localizá-los com a ajuda de mergulhadores internacionais, ou seja, […]

Os direitos do passageiro aéreo cadeirante

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

Na semana passada, deparei com uma manifestação na rede social (“facebook”) de um esportista mineiro, cadeirante, que relatava sua indignação em relação a uma empresa aérea  internacional, que danificou sua cadeira de rodas ao transportá-la até Confins. Segundo o passageiro, após realizar uma viagem de trabalho a Europa, foi surpreendido com a impossibilidade de utilizar sua cadeira em outras partidas de […]

Empresa aérea e hotel respondem solidariamente pela precária hospedagem fornecida

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

No mês passado, a 36ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP confirmou que, tanto a empresa aérea, como o hotel, devem responder solidariamente pelas condições precárias da estadia ofertada ao consumidor. Na ação foi proposta, o hóspede afirmou que houve disparidade entre as fotos apresentadas na internet e a realidade do hotel. Segundo ele, foram constatados diversos problemas, dentre eles: […]

Acomodar ou reivindicar meus direitos de turista-consumidor ?

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

Por Luciana Atheniense O turista nem sempre consegue obter a prestação dos serviços turísticos conforme prometido no ato da contratação. Uma das principais reivindicações está relacionada aos serviços de transporte (extravio de bagagem, atrasos ou cancelamento de voo) e hotelaria (hotéis de categoria inferior ao contratado, insatisfação com serviços terceirizados, sejam eles lavanderia, estacionamento ou restaurante, entre outros). Existe aquele […]

O impacto da greve dos caminhoneiros para os passageiros aéreos

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

Nós, brasileiros, estamos sentindo o impacto da greve dos caminhoneiros em nossas vidas. As reivindicações desse setor não são criticadas, entretanto há uma preocupação com as consequências que esta paralisação poderá trazer à vida cotidiana do  consumidor, que é a parte vulnerável e frágil deste  complexo mercado de combustíveis. Em relação ao transporte aéreo, por exemplo, os passageiros já começaram a deparar […]

Hotel que permitiu furto de mala durante o check-in indenizará hóspede

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

Em 7 de maio último, foi publicada decisão do Tribunal de Justiça de Santa  Catarina (TJSC) confirmando a sentença que condenou uma rede hoteleira por danos materiais e morais, devido ao furto da mala de uma hóspede no momento em que realizava o “check-in” no saguão do hotel. O valor da indenização foi fixado em R$ 10 mil, que, atualizado, chega a […]

Passageiro chega atrasado, perde o voo e o controle emocional

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

Semana passada (7/5), no aeroporto de Brasília (Presidente Juscelino Kubitschek), um passageiro ficou enfurecido por constatar que não teria tempo hábil para viajar ao destino contratado, em virtude de o embarque já ter encerrado. Transtornado com essa negativa, pegou uma barra de ferro usada para marcação de filas e começou a bater contra o balcão de atendimento, arremessando-a depois contra as […]

Emissão de passagens em programas de pontuação: cancelamento e insegurança

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

Nos últimos anos, muitos brasileiros modificaram seu hábito de consumo, realizando o pagamento de suas despesas com o cartão de crédito, com intuito de acumular pontuação para, posteriormente, converter em passagens aéreas nacionais e internacionais. A possibilidade de conseguir estas passagens deu oportunidade a alguns consumidores de realizar sua primeira viagem internacional. Estes planos de fidelização impõem algumas regras específicas […]

Acidente em tobogã  gera indenização de R$ 30 mil para consumidora

Publicado em Deixe um comentárioblogueiros

Em março deste ano, a 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou que um parque aquático, localizado na cidade de Gaspar/SC, deverá reparar uma consumidora no valor de R$ 30 mil, visando cobrir danos morais e estéticos motivados por acidente em tobogã. Segundo a consumidora, em 7/4/2013, ao desfrutar de uma das atrações do parque, ou seja, o […]