Compulsão, mania ou obsessão

Podcast com Érica Brito e o Psicólogo João Henrique. Compulsão, mania ou obsessão? Mais do que nunca, tem sido necessário encarar a busca pelo autoconhecimento. Nossos comportamentos e pensamentos podem estar dando sinais de disfuncionalidade e nem ao menos nos damos conta. Por trás de certas manias podem estar disfarçados comportamentos compulsivos; ou, as atitudes que se repetem excessivamente podem estar carregando pensamentos obsessivos com o risco de desencadear o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Mas, como compreender estes processos internos ou comportamentais, especialmente nestes tempos de de pandemia? Escute o podcast a seguir e cuide-se, afinal de contas, você merece!

Podcast Compulsão, mania ou obsessão

Sobre o convidado: João Henrique Santos é psicólogo (CRP-04/37356) e psicanalista, mestre em Psicologia (PUC Minas), doutorando em Psicologia (UFMG) e Professor Universitário. Leitor viajante e cartógrafo de territórios e desejos. Seu insta: @joaohenriquedevir Seu email: jhsousasantos@gmail.com

Se você quiser ouvir outros podcasts do Território Singular por Érica Brito, acesse:

https://www.instagram.com/territoriosingular/

3 thoughts to “Compulsão, mania ou obsessão”

  1. Nestes momentos de confinamento, isolamento social, nos debatemos com ansiedades que nos conduzem a fazer coisas boas até então esquecidas por nós. Um exemplo disto é sentar à mesa com toda a família reunida. Não é compulsão, mania ou obsessão é educação e respeito familiar que une as pessoas.
    Temos um salão de beleza e zelamos pelo bom atendimento e respeito às nossas clientes.
    https://www.lindoscabelosbh.com.br/

    1. Olá. Agradecemos seu comentário. Esta é mesmo a ideia: distinguir entre atitudes saudáveis e recomendáveis, como o seu exemplo, e nos afastarmos daquelas que não são tão boas assim. Claro que nem sempre é fácil. Com a família e o amigos, de fato, conseguimos resgatar bons momentos, mesmo que de maneira repaginada, como pelos encontros virtuais; especialmente neste período de pandemia em que vivemos. Desejamos sucesso, saúde e bem estar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *