Sitcom ou Novela: entenda a diferença entre esses modelos de produção audiovisual

Esse formato tem pioneirismo em 1946, com uma série Britânica chamada Pinwright’s Progress. Ela teve apenas uma temporada, mas ditou regras que suas sucessoras utilizariam a risca até os dias atuais.

Em geral as Sitcoms são feitas dentro de um estúdio fechado, com as ações dos personagens ocorrendo dentro de um espaço delimitado, nomeado palco. Os produtores podem escolher o número de câmeras que vão captar o enredo e essa quantidade pode ser de uma a três, isso é selecionado de acordo com a estética requerida. 

Elas apresentam o costume de serem gravadas em espaço portando layout parecido com o de um teatro, pois além do palco, são montadas fileiras para suportar a plateia que irá reagir ao contexto estabelecido. A partir da década de 1960, a plateia passou a ser substituída em algumas produções por um equipamento que promove a “Trilha de Risadas”. Esse dispositivo é repleto de botões que desempenham tarefas como risadas e palmas automáticas.

Tendo como carro-chefe a comédia no gênero, realizações desse perfil recorrem a uma construção de roteiro em padrão específico. Nele temos um grupo de personagens, sejam eles uma família, grupo de amigos, e por aí vai. A cada episódio das temporadas, esses núcleos estarão sujeitos a diversas situações que os afetarão direta ou indiretamente.

Leia o artigo completo no Portal Tecnoveste:
https://www.tecnoveste.com.br/o-que-e-uma-serie-sitcom/

tecnoveste

A missão do TECNOVESTE é apresentar a tecnologia como um meio para um estilo de vida produtivo, acessível e sustentável. Trabalhamos na criação de conteúdo em 4 frentes principais: artigos em texto, podcasts, vídeos e eventos. Venha com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *