Radical Trekking – Treme Terra dos 100 anos do 12º BIL Mth

12º BIL Mthr do Exército comemora 100 anos

“Para a abertura das comemorações do centenário de uma das mais tradicionais unidades do Exército Brasileiro, o 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha completa 100 anos em Minas Gerais, e para abrir as festividades realizará em 1º de dezembro de 2019 (Domingo), no Campo de Instrução Treme-Terra, localizado entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH), o Radical Trekking.

O que é o Radical Trekking

O Radical Trekking, é uma moderna atividade ecoturística emocionante em meio à natureza e envolvem atividades esportivas como a Orientação Cartográfica e deslocamentos que podem ser em variados ritmos, conhecido popularmente como Trekking. Foi idealizada por Henrique Araújo, da Planetaventuras – Cursos e Eventos Esportivos de Aventura. A modalidade foi criada no ano de 2003, e a cada ano atrai grande número de praticantes de todas as idades, e com uma aceitação muito grande pelo público feminino.

A Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola. Com o propósito de realizar-se uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

O Trekking é uma atividade meio a natureza que pode ser executado com ritmos distintos como caminhando, trotando ou correndo.

Dicas do idealizador do evento

Segundo Henrique Araújo, idealizador do Radical Trekking, “o evento tem como características traçar uma boa estratégia, empregando para isso a orientação com mapas. Para quem objetiva chegar às primeiras posições, é importante possuir um bom preparo físico. Para quem quer praticar o esporte com outros fins, que não sejam competitivos, é também uma excelente oportunidade para estar próximo à natureza, fazendo uma atividade física saudável e prazerosa. Durante a competição a largada são todos juntos, como em uma corrida de rua, e são lançados 12 pontos de controle no terreno que estarão assinalados no mapa, e o participante pode desprezar dois, buscando 10 pontos de forma aleatória, conforme a estratégia adotada vence quem entregar os 10 pontos o mais rápido possível“. É um desporto diferente dos demais, onde o praticante escolhe o caminho a ser seguido, estrategicamente, buscando ganhar tempo, escolhendo as melhores rotas em ambientes naturais, gerando deste modo, um componente mental e lúdico. Deve-se escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido e contra o relógio. Isto exige habilidades de orientação, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, deslocar-se em terreno natural e manter o controle da distância percorrida.

A estrutura organizacional disponibilizada para os participantes torna o esporte extremamente seguro. Com isto qualquer pessoa que esteja disposta a desfrutar da natureza em segurança, pode participar.

A prova poderá ser realizada em duplas masculina, feminina ou mista, além de individual. Com foco na conscientização ambiental, a prova é limitada à 150 participantes. O percurso passará por trechos de trilhas, matas, estradas e em terreno variado. As distâncias percorridas compreendem de 8 à 12 Km, e os percursos ficam em sigilo até a entrega dos mapas, uma hora antes da largada.

A principal finalidade do Radical Trekking é proporcionar oportunidade à sociedade (mesmo os que não são atletas) de praticar esporte em contato com a natureza, e também oferecer treinamento das modalidades orientação e trekking para os praticantes das Corridas de Aventura.

Troféu Integração

Nesta importante comemoração, além das categorias já citadas, teremos o “Troféu Integração” para duplas de membros das Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública, promovendo uma confraternização entre servidores da área de defesa e segurança, com a sociedade civil. Também haverá a tradicional Caminhada Ecológica com percurso de 3 quilômetros para os presentes que não estiverem na competição, e também uma pista de obstáculos e cordas para crianças.

Henrique de Araújo completa, “A orientação é esta atividade apaixonante, um vício, que causa sérios efeitos colaterais benéficos ao praticante, ela aguça e estimula a inteligência, a liberdade é plenamente exercida junto à natureza, corpo e mente sã entram em sintonia durante sua prática, e desta vez com o incentivo dos 100 anos de história do Batalhão Treme-terra em Belo Horizonte/MG.”

Preparem-se para mais esta aventura. As inscrições podem ser efetuadas nos pontos credenciados ou pela internet www.planetaventuras.com.br.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *