V8 Star: um campeonato que podia ter durado mais…

Publicado em Sem categoria
Voltamos os ponteiros do relógio para falar de um campeonato de carros de turismo que durou apenas três anos, mas merecia ter ido mais longe, não fosse por um detalhe: carros tubulares com motores V8 na terra do DTM e no momento em que o DTM se reinventava, com chassis específicos e… motores V8, era algo arriscado, como afinal se mostrou.

A ideia dos organizadores da V8 Star era interessante, e passava por envolver montadoras que não tinham bala suficiente para encarar Mercedes, Audi e Opel no Deutsche Touringwagen Meisterschaft, mas podiam emprestar a aparência de seus carros aos modelos de pista. Assim sendo, a categoria surgiu com motores “made in USA” – Ford Roush com seus 480cv – e entre as bolhas escolhidas havia os VW Passat; Jaguar S-Type, Ford Mondeo, Lexus IS e Audi RS6, sempre com componentes padronizados, para reduzir os custos, e pneus Goodyear. As equipes? Zakspeed, Irmscher, VitaPhone…

E o nível dos pilotos não era de se jogar fora, muito antes pelo contrário: tinhamos Johnny Ceccotto (o pai); Pedro Lamy, Marcel Tiemann, Michael Bartels, Thomas Mutsch, Roland Asch, Ellen Lohr, Kurt Thiim e Tomas Scheckter, para citar os mais conhecidos. E a parte de promoção era muito bem cuidada. Lembro que pedi um material sobre o campeonato e, em tempos de internet mais “modesta”, recebi uma revista que guardo até hoje com belas fotos, apresentação de pilotos e equipes e curiosidades. E não demoraram a surgir miniaturas em escala 1/43. Mas… como eu contei no começo do post, brigar com o DTM na casa do DTM seria pesado, e, se de 2001 a 2003 funcionou, depois perdeu espaço. E os carros foram vendidos e alinhados em competições de endurance ou turismo de outros países – alguns ainda aceleram na Europa. Mas o formato não deixou de ser inspiração para a nossa Stock, para a Top Race V6 argentina e outras séries por aí. Era muito interessante…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *