Rali é assim mesmo

Publicado em Sem categoria

“Ali era pra você ter dado mais motor. No que tentou corrigir no freio, ele foi reto”. Sim, o dignóstico do meu navegador, Emmerson Showboy, não podia ser mais correto. Só que o “se” não existe e, a bem da verdade, meu inconsciente até sabia o que fazer, tanto que me salvou várias vezes em vários ralis justamente acreditando que o segredo estava no pedal da direita, e não no do meio. O problema é quem nem sempre as coisas saem como deveriam ou como gostaríamos, e a participação no Rali de Sete Lagoas se encerrou no sétimo de 66 quilômetros cronometrados.

Encostar em barrancos é a coisa mais habitual num rali de velocidade e não costuma trazer maiores consequências a não ser que… o dito cujo seja muito grande, ou as condições de aderência sejam precárias. Foi justamente o segundo caso. O Palio parou de um jeito que, por mais que tentássemos, não conseguiria tracionar nunca para sair de onde estava. Parado no meio do sabão, lama pura, atolado. Se o tempo estivesse bom e o piso seco, a curva não teria trazido qualquer susto. Só que não foi o caso. Ainda chovia no momento da largada e, em se tratando de rali, isso representa partir rumo ao desconhecido. O que ontem estava de um jeito, hoje está de outro, completamente diferente. Onde não havia pedra, agora há, e por aí vai…

E como as imagens falam melhor do que mil palavras, o amigo leitor vai ter uma ideia de como é acelerar em condições, digamos, precárias. Ao longo do vídeo, não é a câmera que fica embaçada, é o vidro, e meu comentário “não estou vendo nada” não é força de expressão, era a mais pura verdade. De repente você se vê numa curva ou numa freada antes do que calculava e… o estrago está feito. Tirando o filtro de combustível, que se rompeu, o Paliozinho saiu intacto, e a decepção maior foi não ter feito o restante da prova, quando aquele sol abrasador apareceu e o que estava molhado secou bastante. Rali é assim mesmo, um eterno aprendizado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *