Haas no dos outros é refresco…

Publicado em Sem categoria

Ok, o blog anda concentrado na F-1 por estes dias, e não é que tenha faltado assunto nas demais categorias e campeonatos, mas é questão de falar mais de quem mais tem dado assunto. E a última agora vem da onda de críticas direcionadas à novata Haas F-1 depois da estreia sensacional na Austrália (que não se sabe se será repetida com frequência a partir do Barein, no fim de semana). De todo modo, tem bastante gente torcendo o nariz para a iniciativa comandada por Gene Haas e sua turma, que procurou levar ao máximo a colaboração com a Ferrari, o que não quer dizer que o VF-16 seja um SF15 disfarçado.

A turma que sempre gritou contra a possibilidade de vender carros do ano anterior a times menores ou criar equipes-satélites voltou à carga, com Pat Symonds, da Williams, Monisha Kaltenborn, da Sauber, e Vijay Mallya, da Force India, puxando a fila. Para o primeiro, a forma encontrada pela Haas para fechar seu pacote técnico pode acabar por inviabilizar os construtores menores. Bom, só me veio à cabeça que Frank Williams cansou de ganhar dinheiro ao vender chassis a times nanicos nas décadas de 1970 e 1980. E que andou fornecendo caixas de câmbio e sistemas híbridos à Manor recentemente. Assim como a Force India andou tendo suporte de McLaren e Mercedes.

A Haas não fez diferente, por exemplo, da Hispania, que também se apoiou na Dallara para fabricar seu primeiro chassi. Só que o orçamento é maior, o planejamento foi mais bem feito e o time enxergou bem o que precisava fazer para não passar vexame. Lógico que quem fica para trás com a chegada dos novatos vai gritar, mas se há um lugar em que quem tem competência se estabelece é no circo. Curioso é que ninguém reclamava tanto quando a Toro Rosso se valia exatamente do mesmo projeto da irmã maior Red Bull. Sinal de que os norte-americanos chegaram incomodando, exatamente como pretendiam. Bom para a F-1…

haas1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *