COINCIDÊNCIA TRÁGICA

Publicado em Sem categoria

Há notícias que não deveriam ser verdade e, como este espaço trata de automobilismo e motociclismo, quando ocorrem sobre duas ou quatro rodas entristecem ainda mais. Nos primórdios do Sexta Marcha, quando ainda era coluna, tive a chance de falar sobre as provas de subida de montanha, verdadeira febre na Europa, já que unem paisagens de tirar o fôlego, máquinas de ponta, gastos relativamente baixos de participação e o fácil acesso do público que, quando cumpre as recomendações de segurança, pode acompanhar o espetáculo com visão privilegiada.

Você haverá de imaginar que, por se tratar de percorrer estradas morro acima, as velocidades não são tão altas e os incidentes, raros. Infelizmente não é assim. O domingo marcou a morte do maior nome da modalidade no momento, o francês Lionel Regal, de 37 anos. Com uma estrutura familiar e muito talento, ele se tornou pentacampeão francês, campeão europeu e lutava por mais um título continental no comando de um Reynard K02, um carro da F-Nippon (a F-3000 japonesa), com chassi em fibra de carbono e todo o tipo de dispositivo de segurança. Não foi suficiente para evitar o fim trágico, depois de uma saída de pista na prova suíça de St-Ursanne/Les Rangiers, quando o carro acabou atingindo uma árvore. Prova que, de forma óbvia, acabou cancelada.

Já seria dor suficiente não tivesse o próprio Lionel sofrido drama semelhante ao ver o pai, Marc, principal incentivador, perder a vida em 1997, também no comando de um F-3000, em outra competição do gênero. Na época, a mãe, Martine, foi a primeira a dar força para que o jovem seguisse na sua paixão, também como forma de honrar a memória paterna. Difícil encerrar o post com algo além do desejo de que Martine, a mulher e os filhos de Lionel Regal tenham força para superar o momento trágico. Para quem nunca ouviu falar no francês, fica a lembrança de um piloto extremamente técnico, meticuloso e praticamente imbatível. Que descanse em paz…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *