24h de Le Mans: quem pode, pode…

Publicado em Sem categoria
Não é fácil a vida de quem tenta encarar os grandes times em categorias como a Endurance. Por mais que a FIA e o Automobile Club d’Ouest (A.C.O.), organizador das 24h de Le Mans e responsável pelo regulamento da modalidade, tentem equilibrar as coisas, Golias sempre acaba vencendo a luta contra Davi. Um bom exemplo é do esquadrão Audi Sport Team Joest, que só tem na Toyota adversário à altura entre os protótipos LMP1. Antes da 6h de Spa-Francorchamps, mostrei como o time capitaneado por Ralf Juttner e Wolfgang Ullrich havia inscrito um carro na maratona belga com a traseira alongada (“langheck”) apenas para testar seu comportamento pensando na prova francesa, sem qualquer pressão por resultados.

Pois ontem foram realizados os treinos extraoficiais de preparação no circuito da Sarthe e, ao lado dos 3 R18 E-Tron Quattro que vão acelerar efetivamente em duas semanas, havia o da foto abaixo, comandado apenas pelo italiano Marco Bonanomi. Com uma tarefa clara: avaliar as mudanças previstas para 2014, quando o regulamento sofrerá uma chacoalhada e fatores como a capacidade de economizar combustível se tornarão ainda mais decisivos. O tamanho das rodas e a aerodinâmica sofrerão alterações e nada melhor do que o campo de provas mais exigente que possa existir para acumular informações. Vale bem mais do que horas e horas de simulações computadorizadas ou análises em túnel de vento. Pois o R18 “e meio” ainda foi o quarto mais rápido, sinal de que tem potencial para ser ainda mais rápido do que a atual geração de máquinas. Mesmo na cor do carbono ficou belíssimo (e visualmente não tem tanta diferença assim…), e com certeza vai fazer a festa dos colecionadores de miniaturas, por se tratar de um modelo tão raro.

E pensar que ainda há quem se arrisque a lutar – o time anglo-suíço Rebellion encomendou à Oreca um carro 100% novo, o R-One – enquanto a grande maioria (e o blog também já mostrou), mostra apenas carros na tela do computador, que muito provavelmente nem dela sairão. Pelo menos tem a Porsche retornando. Aliás, a mais nova criatura de Weissach já devia estar dando as caras pelas pistas de teste, acredito que seja algo para os próximos dias…

            Dutheil/Audi Sport/divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *