Você já ouviu falar de Ooforite ou ovarite?

Publicado em Dicas, doenças ginecológicas, Infertilidade feminina, Saúde da Mulher

A ooforite ou ovarite, é uma inflamação que pode comprometer um ou ambos os ovários, causando desconfortos, como dores pélvicas e durante as relações sexuais. Quando não tratada adequadamente, pode levar à infertilidade.

Embora sejam casos raros, em sua maioria, a ovarite é causada por bactérias que comprometem o sistema reprodutor feminino. Porém, em outros casos, pode ser desencadeada por problemas no sistema imunológico, que produz anticorpos que atacam os próprios ovários.

Dificilmente esta inflamação se apresenta de forma isolada, sendo quase sempre decorrente de outros problemas dos órgãos do sistema reprodutor. Ela pode apresentar de três maneiras:

Ooforite aguda

Ocorre quando há apenas um episódio da doença, normalmente causado por bactérias que atingem um ou os dois ovários. Também pode ocorrer em decorrência de complicações da caxumba.

Ooforite crônica

Ocorre quando a inflamação dos ovários acontece com recidivas. Nesses casos, o quadro pode se dar por uma inflamação das tubas decorrente do refluxo sanguíneo, que acaba comprometendo os ovários.

Ooforite autoimune

É uma condição rara que acontece devido a um descontrole do sistema imunológico que passa a atacar os próprios ovários, causando a destruição das células do órgão.

Gostou das informações desse post? Quer saber mais sobre assuntos relacionados à fertilidade, gravidez e medicina reprodutiva? Então entre em contato conosco: https://origen.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *