Entenda as causas da infertilidade masculina

Publicado em Infertilidade masculina

Você com certeza já conheceu algum casal com dificuldades para engravidar. A situação é mais comum do que parece e, na metade dos casos pode estar relacionada à infertilidade masculina. Procurar um especialista para entender a situação e identificar as causas de impedimento da gravidez é o melhor caminho. No caso dos homens, alguns fatores podem potencializar essa infertilidade. Entenda quais são eles:

Quantidade e qualidade do esperma

Alguns homens produzem um número menor de espermatozoides, o que pode prejudicar a fecundação do óvulo. O normal é a produção de15 milhões de espermatozoides por mililitro de esperma com cerca de 40 % deles móveis. Para saber se esse é o problema, o paciente deve fazer um exame chamado espermograma que mostra os índices ao urologista.

 

A produção inadequada de espermatozoides também é possível e pode ser decorrente de alterações hormonais, genéticos varicocele, processos infecciosos ou inflamatórios.

 

Varicocele

A varicocele consiste em varizes que aparecem no cordão espermático ou funículo espermático (estrutura formada pelo epidídimo e os tecidos que o circulam que correm desde o abdômen até o testículo). As varizes podem atrapalhar a produção dos espermatozoides. Em mais de 90% dos casos ela não causa a infertilidade e a cirurgia só ajuda 5% dos homens.                                                                                                                                         

Tabagismo

O tabagismo está ligado à redução da qualidade do sêmen, incluindo concentração de espermatozoides, motilidade (facilidade do espermatozoide de se mover), morfologia, entre outros. Ou seja, fumar e ser fértil não combina.

 Uso de drogas, álcool e anabolizantes

Isso mesmo, drogas afetam diretamente o funcionamento dos gametas masculinos, entre elas a maconha e o álcool. Os anabolizantes também são inimigos da saúde masculina e atrapalham o funcionamento dos testículos. Nesses casos, 20% dos homens têm o bloqueio definitivo na produção dos espermatozoides, causando o problema irreversível.

 Obesidade

O número de espermatozoides também pode diminuir com a obesidade, com o sobrepeso, com dietas exageradas e com a prática de exercícios sem limites.

Agora que você sabe um pouco mais sobre as possíveis causas da infertilidade masculina, a dica é procurar um especialista e fazer os exames para entender sua situação.

Gostou das informações desse post? Quer saber mais sobre assuntos relacionados à fertilidade, gravidez e medicina reprodutiva? Então entre em contato conosco: https://origen.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *