É sempre cólica?

Publicado em Saúde da Mulher

No período menstrual algumas mulheres sofrem com dores, que são sempre chamadas de cólicas. Mas nem sempre esse é o motivo da dor.
Mas antes de explicarmos este outro caso, vamos entender o que é a cólica. Ela acontece pela contração do miometrio que ajuda na descamação dos tecidos uterinos. Após a finalização deste processo, que chamamos de menstruação, a cólica termina.
A segunda dor, muito comum nas mulheres está relacionada à ovulação. Os sintomas são parecidos com os da cólica, mas estão ligados ao período fértil da mulher. Essa dor acontece porque o folículo cresce e se rompe para a liberação do óvulo. Neste processo, ocorre a liberação de um líquido que pode gerar uma irritação peritoneal que leva à dor, chamada de dor da ovulação ou de Mittelschmerz.
Os sintomas da dor de ovulação são raros e podem durar até uma semana, e podem variar entre intensidade leve ou moderada. A dor não deve ultrapassar oito dias e caso ela tenha uma intensidade forte, a mulher deve procurar um ginecologista para que se obtenha um diagnóstico preciso.
as opções para amenizar as dores, são o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos.

Gostou das informações desse post? Quer saber mais sobre assuntos relacionados à fertilidade, gravidez e medicina reprodutiva? Então entre em contato conosco: https://origen.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *